Pular para o conteúdo principal

O Pó das Estradas


Antes que eu morra,
deixo o testamento 
de minhas humanas

futilidades.

Para o comerciante, o lojista, 
deixo a esperança
de hoje ser um dia melhor.
Quantas constantes lamúrias 
provém deste setor,
que até acredito,
depois desconsidero.

Ao industrial 
fica a humanidade
que perdeu-se
no perfeccionismo,
excesso de críticas
aos colaboradores,
os operários,
e a fé no sucesso.

Aos banqueiros
deixo a justiça divina
esquecida
atrás das prestações
atrasadas.

Aos que vivem de aluguel
o suor do meu trabalho
para que
se reedifiquem
de sua sobrevivência
preguiçosa.
Sobrevivam por vocês mesmos!

Aos mendigos
entrego o conforto
de ser,
a somar-se
`a sua dificuldade
de ter.

Aos ricos
fica minha auto-crítica
sabendo da dificuldade
que terão
em assimilá-la
eles tão exigentes
com os outros.

Ao povo proponho
a destruição dos líderes.
Que seja ele mesmo
seu único porta voz,
para quebra das idolatrias.

Aos pecadores
largo um pedaço
de meu coração perdido
e muitas súplicas
de perdão
porque sou também
um destes.

Aos políticos
não deixo nada.
Já têm tudo o que precisam.

Aos juízes
fica minha
auto condenação
que se vejam
diante do espelho
da vida,
cheios de vaidades.

Para a esposa
a minha permanência
como prêmio indigno
por ter me suportado
e a alegria da convivência.

Para as amantes
talvez nem as lembranças
fiquem como consolo,
perdidas no tempo,
mas aí estão.

Para os filhos
o ímpeto pela vida
como exemplo
do que não fui
em tudo 
que poderia.

Aos amigos
deixo a verdade
de meus erros.
Quem sabe poderão
enfim compreender-me
sem deixarem de me amar.

A todos deixo o Pó,
do que realmente fui e serei
espremido ao lado
de uma estrada,
num trajeto
que leva a lugar nenhum
deste planeta,
preparando
um salvo-conduto
difícil de justificar-se.

Disto afirmo e atesto.
João Paulo Naves Fernandes. 
26/05/2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,