Arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel

Arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel
São Gabriel com Maria, São Rafael com Tobias, São Miguel com todas as hierarquias, abri para nós todas as vias.
Por Fabiano Farias de Medeiros
HORIZONTE, 29 de Setembro de 2014 (Zenit.org) - “Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos anjos e dos homens, fazei sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu”. Assim reza a Igreja neste dia dedicado aos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, cuja existência é uma verdade de fé.  Papa Bento XVI nos apresenta as figuras dos anjos como uma criatura que está diante de Deus e Deus está inscrito neles através do nome. Assim nos diz o pontífice: “Os três nomes dos Arcanjos terminam com a palavra "El", que significa "Deus". Deus está inscrito nos seus nomes, na sua natureza.” A missão dos anjos é nos trazer a mensagem de Deus, conforme constatamos nos relatos bíblicos, e de forma mais concreta serem portadores da presença do próprio Deus a nós. O teólogo Bussoet dizia: “Sejamos felizes de ter amigos tão prestativos, intercessores tão fiéis, intérpretes tão caridosos”.
O Arcanjo Miguel cujo nome significa “Quem como Deus”, é o príncipe da milícia celeste e defende a causa da unicidade de Deus contra a soberba do demônio. A Tradição nos revela que foi Miguel que precipitou no inferno a Lucífer e seus demônios.  Podemos encontrar referências bíblicas do arcanjo nos livros de Daniel, na Carta do Apóstolo São Judas Tadeu e no Apocalipse.
O Arcanjo Rafael que significa “Deus cura” nos é apresentado pela Igreja com a missão de ser portador da Cura de Deus e, através dela, banir o demônio. São célebres as referências ao arcanjo no livro de Tobias quando o mesmo o acompanha e além de curar a cegueira de Tobit, orienta Tobias de como expulsar o demônio que vitimava os pretendentes de Sara.
O Arcanjo Gabriel que significa “Homem forte de Deus” é o mensageiro da encarnação de Deus. Ele anunciou à Maria acerca da vinda do Salvador como podemos ver no Evangelho de Lucas.
Contemplamos a grandeza do amor de Deus e da presença solícita dos anjos em nossas vidas. Temos a convicção de sermos assistidos e protegidos por eles e neste dia professamos o que a Igreja nos diz: “Nós vos apresentamos, ó Deus, com nossas humildes preces, estas oferendas de louvor; fazei que levados pelos anjos à vossa presença, sejam recebidas com agrado e obtenham para nós a salvação.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".