Pular para o conteúdo principal

Iraque: Estado Islâmico pede 35 milhões dólares para a liberação de irmãs sequestradas

Na região leste fora de Mosul, os fieis escavam poços para cristãos e muçulmanos. A comunidade Siro-ortodoxa decidiu transferir as relíquias atribuídas a São Tomé
Por Redacao
 09 de Julho de 2014 (Zenit.org) - 35 milhões dólares é o preço de resgate que as milícias qaedistas do Estado Islâmico pediram para a liberação das duas irmãs cristãs sequestradas no dia 28 de junho em Mosul, na província de Nívine, no norte do Iraque. Em um comunicado, o arcebispo caldeu, Dom. Shimon Amel Nona, confirma a notícia, informando que "tentou várias vezes intervir através dos líderes religiosos locais e dos chefes das tribos de Mosul". De momento, no entanto, "essas tentativas não chegaram a bom termo”.
Mons. Nona disse à agência Asia News que realizou nesses dias uma longa viagem pela diocese, especialmente no leste, em uma paróquia fora de Mosul, onde estão refugiadas cerca de 500 mil pessoas, entre cristãos e muçulmanos, que fugiram após o ataque do insurgentes sunitas.
"É realmente uma fonte de grande tristeza ver as condições de vida das pessoas, dos refugiados. Falta água e eletricidade, a situação é dramática”, comentou o prelado. Depois relatou que “a Igreja está construindo alguns poços para extrair água do subsolo"; até agora foram feitos "pelo menos oito"; no entanto, estes não são suficientes para atender as necessidades de todos, mesmo que "é melhor do que nada". A electricidade - acrescentou Nona - é distribuída "de duas a quatro horas por dia, para o resto se tenta fazer o possível, graças ao uso de geradores".
Os poços de água escavados pela comunidade local "são usados ​​por todos os habitantes, muçulmanos e cristãos, sem distinção de qualquer espécie", disse o bispo, acrescentando que o trabalho da Igreja "não é apenas para os cristãos, mas para todos os habitantes, para os muçulmanos e para os membros de outros grupos étnicos".
Nessas horas – lembra Asia News - o Patriarca da Igreja Caldéia Mar Louis Raphael I Sako deixou Bagdá em direção a Bruxelas, onde se reunirá oficialmente com o Conselho dos Bispos da Europa e com o Parlamento Europeu para discutir a situação do país e possíveis intervenções para conter a "emergência, especialmente as relacionadas com os refugiados e prófugos.
Enquanto isso, o Estado Islâmico do Iraque e do Levante Isis (formação sunita jihadista já ligada à Al-Qaeda) tomaram o controle de uma velha fábrica de armas químicas. A notícia vem de fontes oficiais em Bagdá, em uma carta para as Nações Unidas em que admitem que não são capazes de cumprir a promessa de destruir as armas químicas.
O clima de terror imposto pelos rebeldes convenceu os líderes da comunidade Siro-ortodoxa local a colocar em segurança também as relíquias atribuídas a São Tomé, até então veneradas na igreja da cidade dedicada ao Apóstolo. Já desde o 17 de junho, o relicário foi transferido para o mosteiro siro-ortodoxo dedicado a São Mateus, fora de Mosul.
A cerimónia para a deposição das santas relíquias na nova sede foi celebrada por Mar Nichodimos Dawood Saraf, arcebispo siro-ortodoxo de Mosul, relata Fides. A intercessão de São Tomé Apóstolo é invocada pelas comunidades siro-ortodoxas de todo o mundo para pedir que o povo iraquiano seja poupado de mais sofrimento. (Trad.T.S.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,