Pular para o conteúdo principal

O Paquistão é um atraso em termos de direitos da mulher.

Farzana Parveen foi atacada por cerca de 20 familiares após ter se casado com Mohammad Iqbal; ela estava grávida, diz policial

Uma paquistanesa grávida foi apedrejada até a morte pela própria família por se casar com o homem que amava nesta terça-feira (27), de acordo com a polícia.
Reuters
Mohammad Iqbal senta ao lado do corpo da mulher, Farzana, morta pela própria família, em ambulância do lado de fora de um necrotério em Lahore, Paquistão

Aproximadamente 20 parentes de Farzana Parveen, 25, incluindo seus pais e irmãos, a atacaram com bastões e tijolos em plena luz do dia diante de uma multidão de curiosos em frente ao Tribunal Superior de Lahore, disse o investigador de polícia Rana Mujahid.
De acordo com Mujahid, o pai da mulher foi preso por homicídio. Os oficiais agora investigam se outras pessoas participaram do crime hediondo que chocou o país.
Segundo o advogado Mustafa Kharal, o marido de Farzana, Mohammad Iqbal, 45, foi surpreendido pelos parentes da mulher que a aguardavam do lado de fora do tribunal. Enquanto o casal caminhou até o portão principal, parentes da vítima começaram a disparar tiros para o ar e tentaram arrancá-la dos braços de Iqbal. Ao resistir, a paquistanesa começou a ser golpeada pelo pai, irmãos e outros parentes com tijolos, pedaços de pau e outros materiais encontrados em uma construção.
"Nós estávamos apaixonados", disse Iqbal à Associated Press. O paquistanês alegou que a família da mulher queria saber sobre seus bens antes de consentir o casamento. “Eu simplesmente a levei a um cartório e registrei o casamento, enfurecendo sua família”, explicou Iqbal.
O pai de Parveen se rendeu após o incidente e chamou o assassinato de um "crime de honra". Centenas de mulheres são mortas todos os anos no Paquistão - onde grande parte da população é muçulmana - pelos chamados "crimes de honra".
Veja métodos cruéis históricos praticados até hoje no mundo
Apedrejamento: mesmo sem estar no Alcorão, pena é usada por alguns países muçulmanos para punir adultério e conspiração. Foto: Reprodução/Youtube
1/16
Nesses casos, o assassinato é cometido por maridos ou parentes como punição por um suposto adultério ou outro comportamento sexual ilícito, mas apedrejamento público é extremamente raro.
Casamentos arranjados são uma norma entre os paquistaneses conservadores, que veem o casamento por amor como uma transgressão. A Comissão de Direitos Humanos do Paquistão, um grupo privado, informou, por meio de relatório no mês passado, que cerca de 869 mulheres foram assassinadas em crimes de honra em 2013. Mas até mesmo os paquistaneses que monitoram esse tipo de violência expressaram choque com a natureza brutal e pública do crime cometido nesta terça.
"Eu nunca ouvi falar de nenhum caso onde a mulher tenha sido apedrejada até a morte, e a coisa mais vergonhosa e preocupante é que essa mulher foi morta na frente de um tribunal", disse Zia Awan, advogado e ativista dos direitos humanos.
Ele explica que os paquistaneses que cometem violência contra as mulheres são muitas vezes absolvidos ou entregues a penas leves por causa do descaso no trabalho policial ou falhas jurídicas.
"Se a família não perseguir esses casos, a polícia não vai investigar de maneira adequada. Como resultado, os tribunais aplicam penas leves para os criminosos ou até mesmo os absolve", disse ele.
O advogado explica que Iqbal começou a ver Parveen após a morte de sua primeira mulher, com quem teve cinco filhos. Ele também confirmou que Farzana estava grávida de três meses.
Segundo Mujahid, o pai da paquistanesa morta disse que "Eu matei a minha filha porque ela havia insultado toda a nossa família ao se casar com um homem sem o nosso consentimento, e não tenho nenhum pesar sobre isso". Mujahid disse o corpo da mulher foi entregue a seu marido para o enterro.
*Com USA Today e Fox News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,