Cardeal de Camarões pede libertação de sacerdotes e freiras sequestrados

Exortação do cardeal Christian Wiyghan Tumi é dirigida à seita islamista Boko Haram
Por Redacao
29 de Maio de 2014 (Zenit.org) - O cardeal Christian Wiyghan Tumi, arcebispo emérito de Douala, fez um apelo através dos meios de comunicação pedindo que a seita islamista nigeriana Boko Haram liberte os dois sacerdotes missionários italianos do Fidei Donum e a religiosa canadense que foram sequestrados em 5 de abril no norte do país, na fronteira com a Nigéria.
“A mensagem que dirigimos aos sequestradores que mantêm reféns os nossos irmãos é que os libertem e se abram ao dialogo”.
Segundo a informação recebida pela Agência Fides, o Cardeal Tumi, ao condenar “a violência que não resolve nada”, instou tanto as autoridades quanto o grupo extremista Boko Haram a seguirem “o caminho do diálogo e do amor” e a “evitarem o ódio”.
Os dois sacerdotes italianos da diocese de Vicenza, pe. Gianantonio Achegri e pe. Giampaolo Marta, e a religiosa canadense de 80 anos, da ordem das Irmãs da Divina Vontade de Bassano di Grappa, foram sequestrados na noite de 4 para 5 de abril na diocese de Maroua-Mokolo, norte de Camarões.
Na mesma região, durante a noite entre 16 e 17 de maio, dez cidadãos chineses funcionários de uma empresa multinacional também foram sequestrados. O governo de Camarões reforçou os controles na fronteira com a Nigéria para evitar novas incursões do Boko Haram.
O Boko Haram é um grupo terrorista nigeriano de ideologia fundamentalista islâmica, que pretende instaurar a sharia nos Estados do norte e nordeste da Nigéria. O grupo atua há vários anos, perseguindo em particular os cristãos, mas conseguiu o auge da notoriedade na mídia mundial recentemente, ao sequestrar quase 300 meninas nigerianas por serem estudantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".