Pular para o conteúdo principal

Encontro entre o Papa Francisco e Frei Betto e a "reabilitação" de Giordano Bruno

Padre Lombardi: "Foi apenas uma saudação no final da audiência, o Papa não entrou no mérito de Bruno
Por Salvatore Cernuzio
11 de Abril de 2014 (Zenit.org) - Foi uma competição entre os meios de comunicação ao redor do mundo a audiência privada do Papa Francisco com o teólogo da libertação Frei Betto. De acordo com rumores, Betto teria pedido ao Papa a "reabilitação" de Giordano Bruno, condenado à fogueira pela Inquisição em 1600 por suas posições consideradas incompatíveis com a fé católica.
Mas, como muitas vezes acontece, o ‘furo’ se revelou uma bola de sabão. É verdade que o Papa se encontrou com Frei Betto, mas apenas no momento da saudação no final da audiência geral de quarta-feira, como acontece com outros fiéis. Não houve audiência privada, muito menos, discussão sobre Giordano Bruno e sua hipotética reabilitação.
A confirmação é do L' Osservatore Romano, que publicou hoje uma nota curta e concisa que diz: "Ao contrário do publicado ontem, 10 de abril, por alguns meios de comunicação, não houve audiência em Santa Marta do Papa Francisco com Frei Betto mas, como de costume, no final da audiência de quarta-feira com os fiéis, apenas um breve encontro no adro da Praça de São Pedro, durante o qual o Pontífice se limitou a escutá-lo e saudá-lo.”
Padre Federico Lombardi esclareceu: "O Papa não recebeu Frei Betto em Santa Marta, não foi um colóquio articulado”,  mas apenas "uma saudação de passagem, como parte do chamado ‘beija-mão’ ao final da audiência”.  Papa Francisco- disse o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano – “parou por um momento, ouviu e terminou, como costuma fazer, convidando a rezar”. Claro, Lombardi reiterou, "não tinha a intenção de entrar no mérito de Giordano Bruno”. Portanto, o breve encontro "não deve ser transformado em algo que não é".
Para levantar a poeira, o teólogo dominicano disse, em várias entrevistas, que pediu ao Papa a “reabilitação de Giordano Bruno e Meister Eckhart, dois dominicanos como eu...". Conforme referido por Betto, o Papa teria respondido com um sorriso e com as palavras: "Reze por isso". Sentença revista e apresentada como uma intenção do Papa em satisfazer o desejo do dominicano.
Frei Betto, que está na Europa para apresentar o seu livro "Um homem chamado Jesus", disse também que havia pedido ao Papa que, “como pai amoroso, dialogue sempre com a Teologia da Libertação, que é uma filha fiel à Igreja”. Mas parece que não houve nenhuma resposta de Francisco a este pedido.
(Trad.:MEM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,