Ataques contra cristãos podem ter motivos econômicos, políticos ou religiosos


Bispo da Tanzânia afirma que a situação é complexa, e é difícil encontrar uma só causa das violências
Por Redacao
10 de Abril de 2014 (Zenit.org) - A situação da Tanzânia é complexa, afirmam alguns bispos da Tanzânia.  Dom Tarcisius Ngalalekumwta, Bispo de Iringa e Presidente da Conferência Episcopal da Tanzânia, que se encontra em Roma para a visita Ad Limina Apostolorum, falou sobre a tensão entre católicos e muçulmanos. “Alguns extremistas muçulmanos gostariam de eliminar os cristãos da sociedade porque pensam que a única religião na Tanzânia deve ser a islâmica”, denuncia à Agência Fides.
“Naturalmente estas posturas são extremas e não refletem a opinião da maioria dos muçulmanos locais. Dentre eles, existem importantes expoentes com os quais é possível realizar um diálogo de paz”, explica o Bispo. As tensões mais graves ocorreram na ilha de Zanzibar.
“A situação na ilha atualmente está calma, mesmo porque a atenção de todos está concentrada nas reformas constitucionais, e especialmente na oportunidade de formar três governos (federal e dois locais, para Tanganika e Zanzibar, ndr)” diz à Agência Fides Dom Augustine Shao, Bispo de Zanzibar.
O Bispo da Ilha explica que os ataques “derivam de uma mistura de motivações políticas, religiosas ou simplesmente criminosas”. Dom Shao falou também sobre a convivência entre as religiões no país: “Como cristãos e muçulmanos, vivemos juntos pacificamente centenas de anos, tanto é verdade que matrimônios mistos não são incomuns”.
“Esta onda de ataques deve ter motivos recentes, que podem ser econômicos, políticos ou religiosos, causados pela difusão de pregações extremistas que provêm do exterior”. Para ele, “estes três aspectos contribuam para provocar ondas de violência contra os cristãos, como as que de vez em quando se verificam em Zanzibar”.
“A situação, portanto, é complexa, e é difícil encontrar uma só causa das violências contra os cristãos”, conclui o Bispo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".