Pular para o conteúdo principal

É preciso vencer o horror do tráfico humano


Quem assistiu ao filme vencedor do

 Oscar, Doze anos de Escravidão, o primeiro conquistado por um diretor negro, pode considerar que a redução de pessoas à condição de mercadoria é algo terrível, mas superado. Trata-se de um triste engano. O tráfico de pessoas envolve nos dias de hoje, segundo a OIT, o aterrador contingente de mais de vinte milhões de vítimas em todo o mundo. 


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu a luta contra o tráfico humano como o tema da Campanha da Fraternidade de 2014. Na esteira desta decisão, o papa Francisco pediu que os brasileiros se mobilizem para combater este terrível comércio. Em suas palavras: “Não é possível permanecer indiferentes sabendo que existem seres humanos comprados e vendidos como mercadorias”. 

Foi Karl Marx quem primeiro afirmou que o capitalismo se caracterizava por ter criado o reino da mercadoria, no qual o valor intrínseco das coisas, o seu valor de uso, passava a ser opaco, operando na realidade somente um valor de troca. Falando da burguesia, Marx afirmou no Manifesto do Partido Comunista: “Ela dissolveu a dignidade pessoal em valor de troca, e no lugar das inúmeras liberdades atestadas em documento e valorosamente conquistadas colocou uma única inescrupulosa liberdade de comércio”. 

Pois bem, o tráfico de pessoas talvez seja a expressão mais cruel deste processo no mundo contemporâneo: homens, mulheres e crianças vendidos para a prostituição, para o tráfico de órgãos, para o trabalho escravo. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que o tráfico humano renda algo como US$ 32 bilhões anuais, situando-o entre os crimes organizados mais lucrativos, ao lado do tráfico de drogas e de armas.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) referentes às modalidades do trabalho escravo também contribuem para a enxergarmos as dimensões desse crime aviltante. No início de junho de 2012, a OIT estimou que as vítimas do trabalho forçado e exploração sexual chegam a 20,9 milhões de pessoas em todo o mundo. Neste número assustador não estão incluídas, por exemplo, as vítimas do tráfico de órgãos e da adoção ilegal de crianças, por exemplo. 

Esta mesma pesquisa constatou que 4,5 milhões (22%) das vítimas são exploradas em atividades sexuais forçadas; 14,2 milhões (68%) em trabalhos forçados em diversas atividades econômicas; e 2,2 milhões (10%) pelo próprio Estado, sobretudo os militarizados. 

A pesquisa demonstrou que as mulheres e jovens representam 11,4 milhões (55%) das vítimas, enquanto 9,5 milhões (45%) são homens e jovens. Destas vítimas 5,5 milhões (26%) têm idade até 17 anos, o que amplia a barbárie deste tipo de atividade que mercadeja com a vida humana. 

O Brasil é signatário do Protocolo de Palermo, um acordo internacional com vistas ao combate ao tráfico de pessoas. Desde o momento em que assinou este acordo, no ano de 2004, o país tem envidado esforços no sentido de erradicar este fenômeno terrível. Após a assinatura do Protocolo de Palermo, o governo do ex-presidente Lula lançou, em 2006, a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e, em 2008, o 1º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (1º PNETP). Agora, está em vigor o 2º PNETP, elaborado para o período de 2013 a 2016, que prevê uma série de ações, tocadas por vários ministérios, com o objetivo de reduzir as situações de vulnerabilidade ao tráfico humano; capacitar profissionais, instituições e organizações envolvidas no seu enfrentamento; produzir e disseminar informações sobre o tráfico; propor ações para o enfrentamento; sensibilizar e mobilizar a sociedade para prevenir a ocorrência do crime.

As linhas traçadas pelo 2º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas são importantes pontos de partida, mas não são suficientes. A necessidade de esclarecimento para as potenciais vítimas e de denúncia dos criminosos impõe uma mobilização social que vá além dos governos e envolva o conjunto daqueles que lutam por um mundo justo e solidário. 

A Campanha da Fraternidade de 2014 impulsionada pela CNBB e o pronunciamento do papa Francisco são iniciativas muito importantes porque ajudam a chamar a atenção para a emergência de enfrentar o grave problema, com a mobilização de amplas forças sociais. 

Todos os que têm compromisso com os valores básicos da solidariedade, da defesa da dignidade humana, precisam entrar na luta por dar fim a este assustador fenômeno. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,