Pular para o conteúdo principal

Cinquenta anos depois, a luta não acabou

6 DE MARÇO DE 2014 - 12H29 

Sem dúvida, a juventude foi a principal atingida pelo golpe militar, que elegeu os jovens e seus sonhos como a maior ameaça, um inimigo a ser combatido. Cinquenta anos depois daquele trágico ano de 1964, a democracia voltou, mas os resquícios e efeitos colaterais daquele período ainda são entraves ao Brasil que a juventude deseja. Os sonhos daquela geração e desta ainda estão nas ruas. Como aconselha o rapper Criolo na canção “Samba, Sambei”: Não baixe a guarda, a luta não acabou!





Hoje, cresce no Brasil o movimento pela apuração lúcida e justa dos crimes e violações de direitos dessa época, principalmente com a criação das comissões da verdade. Essa foi a resposta da pressão popular e de entidades, como a UNE, ao longo de anos, pela abertura dos arquivos do regime e pelo esclarecimento de tudo o que aconteceu sob a égide de um estado opaco e violento.

Varrer esses resquícios de autoritarismo que ainda restam em nosso país é tarefa da juventude, que segue incansável nas ruas lutando pelo país que tanto se sonha. Consolidar as reformas democráticas é fundamental para conquistar o Brasil que tanto se quer. Não vai ser fácil. Tampouco será impossível. Abriu-se, pela primeira vez, uma temporada de frestas. Vamos em frente!

1964-2014: Uma universidade mais colorida e democrática


O regime militar espelhou na educação o caráter antidemocrático de sua proposta ideológica de governo: professores foram presos, universidades foram invadidas, estudantes foram perseguidos. Ainda hoje, os efeitos dessas ações resultam em instituições pouco democráticas e pouco voltadas às reais necessidades sociais do país.

Durante a ditadura aconteceu uma expansão desordenada das universidades no Brasil, com obras faraônicas, muitas inclusive assemelhadas à estrutura de presídios ou quarteis. Foi também nessa época que se criou o vestibular classificatório, selecionando quem poderia ou não cursar o ensino superior, e que se proibiu a organização estudantil dentro dos campi.

Atualmente, meio século depois, casos como eleição indireta para reitor, autoritarismo e presença militar dentro da universidade devem ser superados. O próprio modelo urbanístico, segregado, unifuncional, com densidade de ocupação baixíssima e com mobilidade baseada no automóvel remonta aos anos de chumbo da ditadura.

A universidade deve estar associada à construção de um projeto de nação. É necessário mais diálogo, mais participação estudantil, além da continuidade ao modelo onde negros, pardos, estudantes oriundos da rede pública e pessoas com deficiência têm vez. A criação de um sistema de assistência estudantil, instituindo um programa de bolsa permanência, faz-se fundamental nesse sentido.

“Depois da democratização do acesso à universidade, conquistado com muita luta no último período, agora é a hora de uma reforma universitária que democratize as estruturas internas. O voto direto para reitores e a criação de conselhos paritários são exemplos. A juventude quer participar dentro e fora das instituições”, afirma Mitã Chalfun, vice-presidente da UNE.

1964-2014: Mudar a política para mudar o Brasil


Há exatamente 50 anos, o Brasil era empurrado para um dos momentos mais sombrios de sua história. Com a violência de uma ação militar obscura, construída e apoiada por setores conservadores e poderosos da sociedade civil, a democracia foi ao chão: após o Ato Constitucional nº5 (AI-5), o Congresso foi fechado e as instituições ruíram.

Mesmo após a reconquista da democracia, o sistema político brasileiro está longe de atender às reais necessidades do país. Grande influência do poder econômico, corrupção, pouca transparência de ideologias e compromissos trazem um panorama cada vez maior de descrédito e insatisfação.

As manifestações que ocupam as cidades do país desde junho de 2013 mostram que o Brasil ainda se encontra nas ruas, assim como na resistência à ditadura, reivindicando seus direitos. Um dos mais aclamados corresponde a uma luta antiga da UNE: combater a corrupção e acabar com o financiamento privado das campanhas eleitorais através de uma reforma política democrática, que aponte a participação popular enquanto elemento central do processo.

1964-2014: Uma comunicação livre e para todos


O movimento de golpe que instituiu a ditadura militar teve o apoio de alguns importantes grupos de comunicação e imprensa do país. Foi também durante o regime militar que estabeleceu-se a censura e firmou-se o modelo de concessões públicas de Rádio e TV que transformou-se em monopólio de poucos. No Brasil, a grande maioria do conteúdo produzido pela chamada imprensa tradicional está na mão de apenas sete famílias: Marinho (Globo), Abravanel (SBT), Saad (Band), Macedo (Record), Frias (Folha), Mesquita (Estadão) e Civita (grupo Abril).

Para vencer essa herança negativa, é fundamental a movimentação a favor de um processo de democratização dos meios de comunicação, garantindo maior pluralidade e menos acumulação de poder nas mãos de poucos. A perda de credibilidade e a desmoralização da grande mídia, reforçada por sua postura contrária a governos populares na última década é o sintoma de um modelo esgotado.

Por isso, a UNE se integra à luta pela democratização da comunicação e faz dela uma de suas principais bandeiras. Ao lado de diversos outros movimentos sociais, defende o projeto de lei de iniciativa popular da mídia democrática e é aliada contra o império da comunicação, tão cruel quanto o latifúndio da terra ou o sucateamento da educação.

1964-2014: Desmilitarizar a PM


Desde a Constituição de 1988, grupos que atuam em defesa dos direitos humanos lutam pela desmilitarização da Polícia Militar. A violência indiscriminada empregada pela instituição, que se intensificou nas manifestações de junho e continuou Brasil afora, deu novamente visibilidade à antiga reivindicação de movimentos sociais pela desmilitarização.

Como na ditadura militar, a PM tende a prosperar a ideia do inimigo interno, não raro projetada sobre a imagem estigmatizada do jovem pobre e negro. Para a UNE, o policial não deve ter a população como sua inimiga e, sim, respeitar direitos, bem como também ser julgado e tratado como um cidadão. Mais do que isso, deve ter como vocação um conceito igualitário e radicalmente avesso ao racismo.

“O que está em questão, e com máxima urgência, é salvar jovens negros e pobres do genocídio, é acabar com as execuções extra-judiciais, as torturas, a criminalização dos povos e reduzir o número inacreditável de crimes letais intencionais. O papel da polícia é garantir os direitos dos cidadãos”, explicou em entrevista à Revista Fórum o especialista em segurança pública e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Luiz Eduardo Soares.

Fonte: Site da UNE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,