Pular para o conteúdo principal

A França, após a Ucrânia, será o próximo país europeu a ser governado por fascistas?


Extrema-direita com resultados históricos nas autárquicas francesas
Daniel Ribeiro, correspondente em Paris
21:18 dom, 23 Mar 2014
fav
res
A Frente Nacional, de Marine le Pen, atinge votações surpreendentes na primeira volta das eleições municipais. Direita marca pontos e socialistas foram derrotados.
A França está esta noite em estado de choque. O movimento populista, Frente Nacional (FN), dirigido por Marine le Pen, surge em primeiro lugar, na primeira volta das eleições autárquicas, em diversas cidades francesas.
É a primeira vez na história política francesa que a FN alcança resultados tão importantes em eleições municipais, que lhe são tradicionalmente desfavoráveis devido ao sistema eleitoral maioritário a duas voltas e à fraca implantação local do partido nacionalista, que apenas concorreu em 570 dos mais de 36 mil municípios franceses.
Os primeiros resultados da primeira volta destas eleições, cuja segunda volta decorre no próximo domingo, são claramente desfavoráveis aos socialistas, que parecem ter sido vítimas de um importante voto-sanção, devido ao descrédito do Governo e do Presidente François Hollande. As estimativas apontam para uma derrota dos socialistas e para uma vitória da direita da UMP (sarkozysta), que surge em posição de força em diversas cidades.
Devido aos resultados da primeira volta, a FN pode conquistar, no próximo domingo, pela primeira vez na história francesa, uma dezena de câmaras, entre elas Perpignan e Avignon. A direita, apesar dos recentes escândalos que envolveram o ex-Presidente da República, Nicolas Sarkozy, alcançou, em termos nacionais, resultados muito superiores aos socialistas.
No entanto, a FN, porque atingiu mais de 10 por cento dos votos em centenas de localidades, pode manter-se na corrida para o escrutínio decisivo do próximo domingo provocando "triangulares" (com candidatos PS/UMP/FN) de desfecho imprevisível.
Os bons resultados da FN - "estas eleições são uma colheita excecional, os franceses acabam de dizer que conquistaram a sua liberdade", disse esta noite Mairne le Pen - confirmam as tendências para que apontavam algumas sondagens para este escrutínio e para as eleições europeias do próximo mês de maio.
Com efeito, alguns estudos indicam que os nacionalistas podem ser o partido mais votado nas europeias, que decorrem com o sistema proporcional a uma volta, que lhes é muito mais favorável do que o que rege as eleições autárquicas.
Nas maiores cidades francesas, como Paris e Lyon, bastiões dos socialistas, estes parecem estar à frente na primeira volta, segundo estimativas provisórias. No entanto, em Marselha, segunda maior cidade francesa, a FN terá alcançado um resultado inesperado, com o seu candidato a figurar em segundo lugar, atrás do da UMP, relegando o do PS para o terceiro lugar.
Comentando os resultados provisórios, o primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault, reconheceu "uma progressão da FN" e apelou a uma "união dos republicanos" para impedir os nacionalistas de conquistar a presidência de algumas câmaras. Mas Ayrault surgiu esta noite destroçado nas televisões francesas - o seu partido perdeu claramente as autárquicas e ele pode perder o seu lugar numa próxima remodelação, em abril.
Em termos nacionais, a abstenção foi de cerca de 38 por cento e a UMP venceu a primeira volta com 47 por cento dos votos, contra apenas 41 por cento do PS.
A FN obteve sete por cento dos votos - resultado que deve ser relativizado por apenas ter apresentado candidatos em algumas centenas dos municípios. Para as europeias de maio, algumas sondagens dão a FN à frente com 23 por cento, contra 21 por cento para a UMP e 18 por cento para o PS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,