Pular para o conteúdo principal

Shopping JK: lá os negros são somente faxineiros, empregados e babás

matéria-rolezinho-ujs-shoppings-brasil
















Marcado para o último sábado (11), o “Rolezaum no Shoppim”, evento criado no Facebook com cerca de 2.220 pessoas confirmadas, não aconteceu, porém recheou os noticiários com cenas de racismo, discriminação e preconceito. Um verdadeiro apartheid à moda brasileira.
Seis shoppings paulistas tiveram o apoio da Justiça para bloquear suas portas automáticas para que policiais e seguranças particulares identificassem quem poderia, ou não, passar. O principal alvo do preconceito: menores desacompanhados, de baixa renda e negros.
O shopping JK Iguatemi, um dos templos do consumismo luxuoso da capital paulista, colou o seguinte comunicado nas portas de acesso ao seu centro comercial: “O Shopping Center JK Iguatemi esclarece que obteve liminar no sentido de proibir a realização do movimento ‘ROLEZAUM NO SHOPPIM’ nos limites do empreendimento, quer em sua parte interna ou externa, sob pena de incorrer cada manifestante identificado na multa de R$ 10 mil por dia”, afirma o cartaz.
Em outro centro comercial, esse mais modesto e popular, localizado no bairro de Itaquera, Zona Leste de São Paulo, a PM – com sua típica atuação-, chegou a usar bombas e balas de borracha. A verdade é que a mídia distorce diariamente: o Estado tem usado a força para impedir o direito de jovens pobres e da periferia de ir e vir.
Os chamados “rolezinhos” estão sendo agendados por jovens destes bairros periféricos por meio das redes sociais e a ação desse último fim de semana seria mais indigesta, pois o local escolhido foi um shopping freqüentado pela elite – o Shopping JK Iguatemi-, e é localizado no caríssimo bairro do Itaim Bibi. Vale lembrar que o tal centro comercial em questão é de Carlos Jereissatti, dono da La Fonte Participações, que controla o grupo de shoppings Iguatemi que é Irmão de Tasso Jereissait (PSDB-CE), ex-governador do Ceará, ex-senador e também empresário.
Em entrevista para equipe de reportagem do Estadão, um advogado que passeava no shopping com a mulher disse: “Tem gente falando que esses ‘rolezinhos’ são uma manifestação de vanguarda, mas isso é uma grande bobagem. E duvido que fosse acontecer aqui. Esse shopping é do Jereissati. Se acontece alguma coisa, o governador manda um batalhão inteiro da Policia Militar”, afirmou o advogado João Antônio Carlos da Silva, que fazia compras ao lado da mulher e da filha na tarde deste sábado.
Vanguarda ou não, a questão é que se trata de jovens querendo se encontrar. Um shopping não pode definir quem entra ou não entra. Onde existem lugares com limitações raciais e de classe em relação a quem pode freqüentar, já é conhecido pela história da humanidade e tem nome: chama-se apartheid.
rolezinho-no-shopping-sp-racismoA convocação desses jovens, essa gente “diferenciada”, é vista com desconfiança pelas famílias brancas de classe média-alta que passam suas tardes nestes estabelecimentos blindados e a expedição de tal liminar escancara a ideia de que alguns brasileiros são mais cidadãos do que outros e alguns espaços são mais exclusivos que outros e o consumo não é , evidentemente, para todos.
São apenas jovens que querem se divertir e cantar suas músicas preferidas. Os jovens da classe média fazem isso o tempo todo e tem espaço para tal. Uma reunião com vários jovens de classe média é chamada de flash mob, já no caso de dos jovens mais pobres o nome é outro: arrastão (mesmo quando não ocorre nenhum roubo).
Esses adolescentes da periferia, na maioria negros, incomodam quando saem do seu lugar pré-estabelecido e “invadem” a rotina dessas famílias burguesas que se veem obrigadas a conviver com a realidade desses garotos. A muralha que o “rolezaum” escancarou é formada por uma Justiça conveniente com a desigualdade. Ao que parece, no estado de São Paulo, é possível que o apartheid tenha dado certo.
Fonte: Portal da União da Juventude Socialista, por Natália Padalko

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,