Pular para o conteúdo principal

Rolezinho: Movimento social informal da nova classe média confronta espaços reservados para a burguesia.





O Brasil passa por rápidas mudanças sociais que foram deflagrados pelos programas sociais dos Governos Lula e Dilma, e ainda que muitos os odeiem, são obrigados a reconhecer isto.

O fato inconteste é que milhões de brasileiros foram retirados das zonas de pobreza, e passaram a constituir parcelas novas da classe média brasileira.

Fazer parte da nova classe média, entretanto, não é automático nem cartorial.

É preciso romper o gueto a que foram submetidos estes pequenos brasileiros, sem poder usufruir das mesmas benesses das elites por décadas, e porque não dizer séculos.

É exatamente neste novo contexto que devem ser vistas as manifestações do chamado "Rolezinho".

São inúmeros jovens que saboreiam uma vida nova, à partir dos anos 2.000, ao mesmo tempo em que se vêem privados de participar desta.

Os espaços reservados a esta nova classe média periférica ainda são os antigos, de quando viviam na pobreza, os terrenos, os bares, os bailes funk. São por demais conhecidos, e talvez já não os encantem mais tanto assim.

Não os atrai mais: querem ser iguais.

Têm este direito.

Gosto muito da frase de Marx quando afirma que a "democracia é uma igualdade formal que esconde uma desigualdade coletiva".

Nada mais atual

E esta ansiedade de status social conseguiu encontrar eco nas redes sociais, como o movimento dos jovens em julho de 2013, facilitando ações informais para expressar seus desejos por coabitar espaços da elite.

É o que está acontecendo.

Por seu turno a elite brasileria, que circula em ilhas de segurança máxima, entre condomínios fechados e grandes Shoppings, exatamente para evitar este encontro, não aceita ceder esta participação no mesmo espaço, por mesclar o seu affaire, tornando-o "brega".

É uma 25 de Março em plena Avenida Morumbi.

A Associação dos Shoppings Centers viu-se, de uma hora para a outra, defronte a uma situação embaraçosa, em que foi obrigada a fazer uma escolha social, descartando esta onda jovem, e classificando-a como delituosa.

Obtiveram mandados de segurança para se proteger da juventude roleira, com pesadas multas individuais (R$ 10.000,00) a quem infringisse a decisão judicial de impedir a entrada nos jovens nos Shoppings.

Ainda, contra a lei, solicitaram a polícia do estado entrar nos aposentos dos shoppings para protegê-los.

Nada mais ilegal.

O "rolezinho", entretanto, vai se espalhando por todo o território nacional,  mostrando que as redes sociais informais destituídas de ideologia, transformadas em movimentos espontâneos, expressam um desejo de status não reconhecido.

É a primeira versão do liberto: imitar o seu dominador.

 Este movimento cresce e se diversificam a todo instante, rapidamente.

Não está descartada, portanto, a manipulação deste, ou de outros movimentos que certamente ainda virão neste ano.

Trata-se de situação de imprevisibilidade, que pode por fogo, e modificar até mesmo o quadro eleitoral do país, abrindo um elevado grau de incertezas quanto ao futuro da vida política nacional.

Novidades certamente virão, e poderão virar jogos de cartas marcadas, seja para a situação, seja para a oposição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,