Pular para o conteúdo principal

Um milhão de pessoas passam fome no mundo hoje.

O papa: contra a fome, um rugido capaz de sacudir o mundo
Francisco grava mensagem para apoiar campanha da Caritas Internacional
Por Redacao
10 de Dezembro de 2013 (Zenit.org) - “Diante do escândalo mundial que é a existência de aproximadamente um bilhão de pessoas que ainda passam fome, não podemos virar a cara para o outro lado e fingir que isso não existe”, afirmou o papa Francisco na mensagem gravada em vídeo para a campanha contra a fome no mundo, promovida pela Caritas Internacional com o slogan “Uma só família humana: alimento para todos”.
Sobre a iniciativa, o papa declarou: “Quero dar todo o meu apoio”. E completou: “Convido todas as instituições do mundo, toda a igreja e cada um de nós, como numa só família humana, a dar voz a todas as pessoas que sofrem silenciosamente a fome, para que essa voz se torne um rugido capaz de sacudir o mundo!”.
“Peço de todo o coração que vocês apoiem a nossa Caritas nesta nobre campanha para agir como uma só família empenhada em garantir o alimento para todos”.
O papa reiterou que “os alimentos à disposição no mundo seriam hoje suficientes para todos” e recordou que, “junto com as suas 164 organizações-membros, a Caritas Internacional está comprometida, em 200 países e territórios do mundo, com um trabalho que faz parte do coração da missão da Igreja”.
“Esta campanha quer ser também um convite para todos nós a ser mais responsáveis no uso dos alimentos. Muitas vezes descartamos alimentos e fazemos mau uso dos recursos à nossa disposição. E é também uma exortação para deixar de pensar que as nossas ações cotidianas não têm impacto na vida de quem passa fome, estejam essas pessoas perto ou longe”.
O papa Francisco destaca ainda “a atenção que a Igreja oferece a todos aqueles que sofrem o escândalo da fome”. Com eles, “nosso Senhor se identificou quando disse: 'Tive fome e me destes de comer'”.
“Quando os apóstolos contaram a Jesus que as pessoas que tinham chegado para escutar as suas palavras estavam famintas, ele os mandou buscar alimentos”. Os apóstolos, “sendo pobres, não encontraram mais do que cinco pães e dois peixes, mas, com a graça de Deus, conseguiram alimentar uma multidão de pessoas e até recolheram as sobras, evitando qualquer descarte”.
O papa acrescentou que “a parábola da multiplicação dos pães e dos peixes nos ensina justamente isto: quando existe vontade, aquilo que temos não termina; até sobra e não deve ser jogado fora”.
“Queridos irmãos e irmãs, eu convido vocês a abrir um espaço dentro do seu coração para esta urgência, respeitando esse direito que foi dado por Deus a todos de ter acesso a uma alimentação adequada”.
“Vamos compartilhar o que temos, em caridade cristã, com quem é obrigado a enfrentar numerosos obstáculos para satisfazer uma necessidade tão primária. Ao mesmo tempo, sejamos promotores de uma autêntica cooperação com os pobres, para que, através dos frutos do trabalho deles e do nosso, eles possam viver uma vida digna”.
Ao encerrar sua mensagem, o santo padre convidou a todos a rezar “para que Deus nos dê a graça de ver um mundo em que ninguém mais morra de fome. E, pedindo esta graça, dou a vocês a minha bênção”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,