O natal - Adriana Janaína Poeta

Tomo a liberdade de divulgar um artigo da amiga poeta Adriana Janaína


29 de novembro de 2013 às 21:23

  Lembro do natal como um sonho bom, esta magia que guardamos da infância e segue conosco a vida toda. Não, o natal não acontece todos os dias, mas cabe  a cada um de nós conservar o brilho desta magia da família e amigos reunidos, das lembranças felizes, dos risos, da mesa compartilhada.
  O natal, além de uma data  importante para o Cristianismo desde o ano 354 d.c.,  era celebrada  anteriormente pelos romanos como o Nascimento do deus Sol invencível, uma festividade que comemorava o solstício de inverno.
  No mundo cheio de guerras e com o cotidiano sempre acelerado e repleto de informações,  o natal, com os seus significados ricos de reflexões e  encantos, é também um tempo de confraternização e encontro. Todos temos rostos e sorrisos para lembrar, memorias importantes que vão tecendo e se unindo ao que somos, em quem nos transformamos.
  Nem todos poderão estar conosco, exceto em pensamento. Também ainda não chegamos no tempo em que toda família terá uma mesa  farta, muitos não tem nem um teto além das estrelas, mas enquanto anjos vestidos de pessoas comuns, eu, você e eles, pudermos doar o nossos sorrisos, um pouco do nosso  tempo e dom, um olhar amigo, alimentos, aquilo que sequer usamos ou precisamos, muitas vezes apenas ouvir, podemos ter esperança de que este mundo tem jeito e nada é em vão.  
  O natal pode não ter o mesmo significado para todos, mas nossa necessidade, tão humana, de medir, catalogar e descrever, precisa de um marco para o ano de trabalho e conquistas, uma data também para sonhar, um dia para recordar e reunir.
  Não somos apenas carne, somos este algo mais que nos escapa, esta misteriosa essência que  passa por este mundo com tantas duvidas e tantos planos...Mas que sabe sonhar e é capaz de criar,  construir e amar.    
  O mundo pode não ser ainda o lugar mais perfeito, pode ter guerras, injustiças, tantas coisas que não entendemos, mas que parecem fazer parte da natureza do homem, vivendo de mãos dadas mesmo com tanta tecnologia e informação, com tantos exemplos que já tivemos dos resultados.  
  O natal é também um oásis, uma pausa perfeita antes do novo ano, momento de oração para alguns, reflexão para outros, comemoração, melancolia, alegria...Este multifacetado aspecto natalino,  tem o seu lugar dentro de cada um de nós, sempre tao ávidos por significados e respostas.
  Dizem que é um tempo de magia e de sonho, eu acredito. Desejo que esta data seja um tempo de renascimento e paz, esta paz interior, força que nasce silenciosamente e floresce derrepente. Nosso mundo precisa deste encantamento e desta comunhão que  sempre este período do ano inspira e propicia. Não  importa tanto bandeiras ou credos, todos devemos ser livres para escolher no que acreditar desde que não ofendamos o próximo ou julguemos ser os donos da verdade. Mais amor e menos divisão, mais entendimento e menos intolerância.
  Não temos as respostas, o que temos são apenas perguntas, pois se tivéssemos as respostas, talvez não estaríamos mais por aqui, ou o mundo seria um Templo de Paz. O natal é a data perfeita para exercitar este lado criança, de quem sabe que está  apenas começando e aprendendo. O mundo precisa de amor e de paz, por isso o natal é uma data perfeita, porque esta impregnado de significados importantes para estimular o melhor que existe em nós.
  Eu desejo a todos este amor que transborda e esta paz que não acaba. Que sejamos sempre capazes de sonhar e amar,  aprender e recordar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".