Pular para o conteúdo principal

Brasil e Rússia reforçam parceria estratégica

22 DE NOVEMBRO DE 2013 - 19H22 

Em visita a Moscou, ministro das Relações Exteriores brasileiro elogiou libertação de ativista do Greenpeace e destacou os pilares da cooperação entre os dois países. Durante a visita de dois dias, o ministro brasileiro se encontrou com seu homólogo russo, Serguêi Lavrov, para discutir as perspectivas das relações bilaterais.


O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo, chegou a Moscou na terça-feira passada (19), em sua primeira visita oficial a um país estrangeiro fora da América do Sul desde que assumiu o cargo em agosto deste ano.

“Não foi por acaso que escolhi a Rússia como destino da minha primeira visita bilateral fora da América do Sul, mas por causa das nossas relações externas. A extensão dos nossos territórios, o tamanho das nossas populações e a magnitude das nossas fontes de energia naturalmente colocam nossos países como protagonistas no cenário mundial”, disse Figueiredo em sua palestra “Grandes linhas da política externa brasileira e relações Brasil-Rússia”, na Academia Diplomática da Rússia.

Figueiredo saúda libertação de brasileira no caso Greenpeace


Durante a visita de dois dias, o ministro brasileiro se encontrou com seu homólogo russo, Serguêi Lavrov, para discutir as perspectivas das relações bilaterais e interação no âmbito das organizações internacionais, como ONU, Brics, G20 e OMC. Mas, como apontaram alguns observadores, a visita também representou um estímulo involuntário para a libertação de nove ativistas do Greenpeace detidos após protesto em uma plataforma de petróleo no Ártico, em setembro.

A brasileira Ana Paula Maciel foi a primeira ativista estrangeira a conquistar o direito de liberdade sob fiança entre os 30 tripulantes de 18 países – apenas um dia antes de Figueiredo se reunir com Lavrov – e a primeira do grupo a ser libertada um dia depois.

Uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores brasileira ressaltou, contudo, não haver qualquer ligação entre a libertação de Maciel e a visita do ministro à Rússia, referindo-se ao acontecido como “uma coincidência”.

Figueiredo elogiou a decisão do tribunal russo de liberar a ativista brasileira durante a coletiva de imprensa realizada após o encontro com Lavrov. “Foi uma feliz coincidência chegar aqui e saber da decisão tomada pelo tribunal russo, que permitiu à cidadã brasileira Ana Paula Maciel participar das audiências judiciais em liberdade", disse o ministro citado por veículos russos.

A visita de Figueiredo à Rússia coincidiu com a celebração do 185o aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e a Rússia. No site do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, um comunicado oficial destaca a importância da data, prevendo “o fortalecimento das relações de parceria estratégica entre os dois países”.

Rússia tropical


Nesta quarta-feira (20), o ministro Luiz Alberto Figueiredo, que antes atuava como representante permanente do Brasil junto à ONU, discursou sobre a relação entre o Brasil e a Rússia diante de estudantes da Academia Diplomática da Rússia e diversos embaixadores estrangeiros.

Em termos econômicos, o ministro enfatizou que tanto o Brasil como a Rússia são países de renda média que enfrentam o desafio de modernizar a produção industrial e infraestrutura para aumentar a competitividade e diversificar a economia.

Figueiredo elogiou o estabelecimento da parceria estratégica entre os dois países, que foi impulsionada pela criação da Comissão Mista Governamental Brasileiro-Russa para a Cooperação Econômico-Comercial e Técnico-Científica, em 2001, como resultado de visões e valores comuns. Segundo o ministro, o Brasil mantém poucas comissões semelhantes com outros países.

Figueiredo também lembrou o comentário alegre do primeiro-ministro russo Dmítri Medvedev, que chamou o Brasil de “Rússia Tropical” durante entrevista à TV Globo, em fevereiro passado.

O Brasil é o maior parceiro econômico da Rússia na América Latina, e os dois países mantêm relações próximas no âmbito do G20 e dos Brics. Conforme exposto por Figueiredo durante a palestra, o comércio entre os dois países cresceu quase 300% entre 2003 e 2012. “Estamos no caminho para alcançar um volume anual de comércio de US$ 10 bilhões, meta estabelecida pelo ex-presidente brasileiro Lula da Silva e pelo presidente russo Vladímir Pútin”, disse ele.

Além disso, os bancos centrais do Brasil e da Rússia estão negociando um mecanismo que permitirá realizar transações comerciais em moedas locais. Figueiredo também incentivou empresas russas a participar do processamento de gás natural no Brasil. A próxima reunião da Comissão Mista Governamental Brasileiro-Russa será realizada nos dias 9 e 10 de dezembro, em Brasília.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil mencionou ainda a participação da Rússia na implementação do programa de bolsas de estudos internacionais “Ciência sem Fronteiras”, promovido pelo governo brasileiro. Até o momento, 40 instituições de ensino superior russas foram envolvidas nesse programa, incluindo a renomada Universidade Estatal de Moscou Lomonossov.

Dança e armas para exportação

A cooperação na área de defesa também desponta como um importante elemento da nossa parceria estratégica. O Brasil atribui especial importância à transferência de tecnologia em seus programas de defesa com os parceiros internacionais. No caso da Rússia, isso também se aplica”, disse Figueiredo.

Cabe lembrar que o ministro da Defesa russo, Serguêi Choigu, fez uma visita ao Brasil, em outubro passado, para promover as vendas de armamento russo. Durante as negociações em Brasília, ele propôs ao Brasil o desenvolvimento conjunto de um caça de quinta geração.

Na sequência, as autoridades brasileiras revelaram seus planos de reforçar a defesa aérea frente à Copa do Mundo, no ano que vem, e aos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Também foi revelada a intenção de assinar um contrato com Moscou em meados de 2014 para o fornecimento dos sistema de defesa antiaérea Pantsir-S1e e mísseis antiaéreo Igla-S.

Ao comentar sobre os laços culturais entre os dois países, Figueiredo admitiu se sentir honrado pelo fato de o Brasil abrigar a única filial da companhia de balé Bolshoi fora da Rússia.

“Apesar da distância física e históricos diferentes, Brasil e Rússia compartilham uma série de interesses e valores, bem como diversos desafios comuns. Sobre uma base sólida, estamos construindo e reforçando as relações baseadas no respeito e benefícios mútuos”, disse ele.

“No Brasil, a Rússia encontra um parceiro que estimula a paz, a proteção e promoção dos direitos humanos, o respeito pelo direito internacional e o desenvolvimento sustentável para todos. Vocês também encontrarão um país determinado a ajudar a moldar a ordem internacional multipolar e agir como um protetor da estabilidade e da prosperidade na região [da América do Sul] e além”, concluiu Figueiredo.

Fonte: Gazeta Russa



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,