Pátio dos Gentios: debate entre crentes, agnósticos e ateus. Falta ser realizado no Brasil

Próxima edição do Pátio dos Gentios será em Berlim
Encontro acontece 24 anos após o fim da cortina de ferro, na cidade-símbolo do debate sobre liberdade humana e divina e sobre relação entre religião, moral e arte.
14 de Outubro de 2013 (Zenit.org) - A edição do Pátio dos Gentios que se realizará em Berlim de 26 a 28 de novembro foi apresentada hoje na Sala de Imprensa do Vaticano. O encontro é organizado pelo Pontifício Conselho para a Cultura, em parceria com a arquidiocese de Berlim e com a Conferência Episcopal Alemã.
O Pátio dos Gentios é uma iniciativa inspirada por Bento XVI, organizada pelo Pontifício Conselho para a Cultura desde o ano de 2011 e tem como finalidade abrir um espaço de diálogo, em clima de grande respeito, entre crentes, agnósticos e ateus, mediante o debate de alto nível sobre os principais temas culturais e sociais. Já houve edições em 14 cidades europeias e na Cidade do México.
Participaram da conferência de imprensa sobre a edição de Berlim dom Robert Zollitsch, presidente da Conferência Episcopal da Alemanha; o pe. Hans Langendörfer, S.I., secretário da mesma conferência; o Dr. Joachim Hake, diretor da Academia Católica da arquidiocese de Berlim; e o pe. Laurent Mazas, diretor executivo do Pátio dos Gentios.
“Antes mesmo da queda do Muro de Berlim”, diz dom Zollitsch, “e da revolução pacífica de 1989, a metrópole de Berlim já tinha registrado experiências particulares de liberdade. A disputa sobre a justa definição da liberdade do homem e de um humanismo com ou sem Deus conhece em Berlim uma longa história de fatos alternados, que influenciou o seu modo de perceber o secularismo, a religião e a fé”.
Daí a importância de realizar em Berlim o Pátio dos Gentios. “Crentes, agnósticos e ateus se encontrarão aqui para discutir temas como a profundidade do humanismo ético, a grandeza da fé em Deus, a liberdade da arte e da beleza, o respeito pela criação, aspectos e modelos do homem, e também a graça e a dignidade da natureza humana e da devoção”.
Assim, 24 anos depois da queda do muro, da revolução pacífica de 1989 e das suas consequências, “o horizonte das temáticas é muito amplo”, observa Zollitsch, recordando que “Berlim é a cidade do idealismo, a cidade em que Fichte, Schleiermacher, Schelling e Hegel, entre 1790 e 1850, refletiram sobre a liberdade humana e divina e sobre a relação entre religião, moral e arte”.
“É uma questão de identificar as contribuições que os crentes e os humanistas ateus trouxeram a esta história, de acabar com os mal-entendidos, dos quais nós também fomos vítimas muitas vezes em Berlim. E não é por acaso que a abertura tenha como título essa provocação de Dostoievski: 'Se não existe nenhum Deus, tudo é permitido'”.
Entre os eventos do Pátio dos Gentios, figura também um experimento religioso-estético com estudantes universitários e de escolas superiores do Bode Museum de Berlim.
Dom Zollitsch termina a apresentação do evento lembrando que o Pátio dos Gentios “quer mostrar a riqueza e a profundidade da fé católica e expressar a sua estima pelas posições dos não crentes, mas também ver na fé os traços da incredulidade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".