Pular para o conteúdo principal

Ataque de fundamentalistas islâmicos no Paquistão mata mais de 78 cristãos no país


Mesmo representando apenas 2% da população continuam as perseguições aos cristãos no Paquistão. Um pais de 180 milhões de habitantes tolera e aceita que grupos fundamentalistas próximos aos Talebans. Esta chacina aconteceu na saída de uma missa na cidade de Peshawar, em pleno meio-dia.

O médico Arshad Javed, do hospital Lady Reading de Peshawar, informou à AFP que o número de mortos chegou a 81 durante a noite e o de feridos a 131. Entre as vítimas fatais estavam 37 mulheres. O balanço anterior do ministro do Interior, Chaudhry Nisar Ali Khan, citava 78 mortos e mais de 100 feridos.
O ataque contra a Igreja de Todos os Santos de Peshawar foi reivindicado pelos talibãs paquistaneses, que anunciaram a criação de uma nova facção, a Junood ul-Hifsa, para matar estrangeiros e vingar os ataques de drones americanos contra a Al-Qaeda nas áreas tribais próximas da fronteira com o Afeganistão.
"Cometemos o atentado suicida na igreja de Peshawar e continuaremos atacando os estrangeiros e não muçulmanos até que parem os ataques de drones", disse por telefone à AFP Ahmad Marwat, porta-voz do grupo.
Cristãos protestaram em diferentes cidades do Paquistão, incluindo Karachi e Faisalabad, para contra a violência e para pedir mais proteção das autoridades.
Em Islamabad, mais de 100 manifestantes bloquearam a principal avenida da cidade durante várias horas nesta segunda-feira.
Este foi um dos ataques mais violentos contra os cristãos no Paquistão, comunidade que representa 2% da população do país de 180 milhões de habitantes, em sua maioria muçulmanos.

O número de mortos no duplo atentado suicida perpetrado em frente a uma igreja, no final da missa, este domingo, na cidade de Peshawar, no noroeste do Paquistão, aumentou para 81, enquanto o de feridos supera a centena.
O médico Arshad Javed, do hospital Lady Reading, o principal hospital público da cidade, disse à agência AFP que, esta madrugada, o número de mortos subiu para 81, entre os quais se incluem 37 mulheres.
Do ataque contra a igreja de Todos os Santos de Peshawar, a principal cidade da província paquistanesa de Khyber Pakhtunkhwadu, no noroeste do país, resultaram também 131 feridos, de acordo com os dados facultados pelo mesmo responsável.
"Há inúmeros feridos que ainda se encontram em estado crítico", afirmou Afsad Khan, da polícia local, por seu turno, em declarações à agência Efe, indicando que "a situação na cidade é normal, não estando prevista qualquer medida especial de segurança" para hoje na sequência do ataque.
Peshawar e outras localidades paquistanesas, incluindo Islamabad, foram palco de protestos generalizados da comunidade cristã contra o que foi já considerado o mais sangrento ataque de sempre contra esta minoria religiosa no país.
Hoje na capital acontecem novas concentrações que, esta manhã, afetaram o tráfego, já que, segundo constatou um jornalista da AFP, mais de 100 manifestantes bloquearam uma autoestrada durante várias horas.
Das primeiras páginas dos jornais locais constam imagens do que restou da ação levada a cabo por dois bombistas suicidas que detonaram explosivos - de até seis quilogramas cada um -, de acordo com fontes policiais, quando centenas de fiéis saiam da missa de domingo.
O noroeste do Paquistão é um bastião conservador de vários grupos de rebeldes islamitas, incluindo o Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), aliado da Al-Qaida e responsável por inúmeros atentados suicidas que fizeram mais de 6.000 mortos desde 2007, o qual reivindicou a autoria do atentado.
O movimento disse ter criado uma nova fação, Junood ul-Hifsa, para matar estrangeiros para vingar os ataques de ?drones' contra os talibãs e membros da Al-Qaida nas zonas tribais da região junto à fronteira afegã.
"Levámos a cabo atentados bombistas suicidas na igreja de Peshawar e vamos continuar a atacar estrangeiros e não muçulmanos até que os ataques de ?drones' parem", afirmou Ahmad Marwat, porta-voz do grupo, ao telefone, em declarações à agência noticiosa francesa.
A comunidade cristã no Paquistão representa 2 % da população do país, que tem 180 milhões de habitantes.

Milhares de cristãos manifestaram-se hoje no Paquistão um dia após o duplo atentado suicida contra uma igreja que provocou pelo menos 82 mortos, o ataque mais sangrento dirigido contra esta minoria num país de larga maioria de população muçulmana.
RAMINDER PAL SINGH/EPA
RAMINDER PAL SINGH/EPA
Os explosivos foram acionados por dois bombistas suicidas à saída da missa de domingo no pátio interior da igreja “Todos os Santos” em Peshawar, a principal cidade da província de Khyber Pakhtunkhwa (noroeste), num atentado reivindicado por uma fação dos talibãs paquistaneses.
O último balanço, hoje divulgado, indica 82 mortos, incluindo 37 mulheres, e mais de 100 feridos, disse à agência noticiosa AFP um médico do principal hospital da cidade.
Milhares de cristãos manifestaram-se nas principais cidades do país, incluindo Carachi, Faisalabad, Lahore e Peshawar, para exigir medidas de proteção e justiça. Na metrópole económica Carachi, confrontos entre cristãos e muçulmanos provocaram um morto.
As escolas cristãs vão permanecer encerradas durante três dias em protesto contra o mais sangrento atentado contra a comunidade cristã no Paquistão, um duplo atentado já reivindicado pela Junood ul-Hifsa, uma fação dos talibãs paquistaneses, que ameaçou prosseguir os ataques “contra estrangeiros e não muçulmanos se prosseguirem os ataques com drones (aviões não tripulados) ”.
No entanto, o porta-voz oficial do TTP (o principal grupo de talibãs paquistaneses) desmentiu qualquer envolvimento no atentado, definido “como uma tentativa em sabotar a atmosfera para as negociações de paz com o governo”.
O primeiro-ministro Nawaz Sharif, cujo governo propôs recentemente ao TTP o início de conversações de paz, condenou um atentado “contrário aos preceitos do islão”.
O noroeste do Paquistão permanece um bastião de numerosos grupos rebeldes islamitas com alegadas ligações à Al-Qaida e responsáveis por numerosos atentados suicidas que já provocaram mais de 6.000 mortos desde 2007.
Os cristãos, que representam 2% da população do Paquistão, um país com 180 milhões de habitantes e mais de 95% de muçulmanos, são por vezes vítimas de violências, mas muito raramente alvo de atentados, habitualmente dirigidos contra as forças de segurança ou as minorias muçulmanas (xiitas, ahmadis), consideradas infiéis pelos extremistas sunitas talibãs.
Em Bruxelas, a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, referiu hoje em comunicado estar “horrificada” e apelou a Islamabad para agir com firmeza para prevenir a repetição destes atentados.
PCR // PJA
várias fontes/IG/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,