Pular para o conteúdo principal

São João Batista era sem ideologia, mas proclamava livremente


O papa nos lembra a vocação da Igreja: "ser voz" da Palavra de Deus e proclamá-la "até o martírio"
Por Redacao
Zenit, 25 de Junho de 2013 (Zenit.org) - São João Batista era uma "lua", cuja luz mostra o caminho para quem está no escuro, mas começa a diminuir à medida que nasce o sol do Cristo ressuscitado.
É sugestiva a imagem que o papa Francisco propôs ontem na missa da Casa Santa Marta, no dia de São João. O "profeta" é um símbolo da vocação da Igreja, chamada a anunciar, servir e proclamar até o martírio, não para aparecer ela própria, mas para divulgar a verdade do Evangelho.
Antes de iniciar a homilia, o papa saudou a todos os homens chamados “João”. Um nome importante, disse ele, porque nos lembra uma das principais figuras do cristianismo. Uma figura "nem sempre fácil de entender".
Se olharmos para a vida de João Batista, prosseguiu o papa, parece que “tem algo que não fecha”: ele é um homem "que foi grande" desde o seio materno, que foi saudado como "profeta" e, no fim, "termina como um coitado". A grandeza de João, no entanto, se distancia de qualquer concepção humana, e consiste em ser "uma voz no deserto", como ele mesmo se define. Ele "é uma voz sem Palavra, porque a Palavra não é ele, mas Outro". Ele "nunca se apodera da Palavra", porque o "sentido da sua vida é apontar para Outro", observou o pontífice.
Não por acaso, a Igreja escolheu comemorar a sua festa na época do ano em que, no hemisfério norte, os dias são mais longos e "têm mais luz", disse Bergoglio. Um aspecto que ressalta o ser de João como um "homem da luz", que "portava a luz".
Não uma luz própria, mas uma "luz refletida", como a da lua, que "começou a se apagar" com o início da pregação de Cristo. "Essa é a vocação de João: aniquilar-se", disse o papa. E quando "contemplamos a vida deste homem, tão grande, tão poderoso", a tal ponto que todos pensavam era ele o Messias, mas que se aniquila "até a escuridão do cárcere", estamos contemplando "um grande mistério".
"Nós não sabemos como foram os últimos dias de João", continuou o papa. "Sabemos apenas que ele foi morto, que a cabeça dele foi colocada em uma bandeja, como um grande presente de uma dançarina para uma adúltera". Sabemos que na prisão ele sofreu todo tipo de dor, de angústia e de dúvida: ele mesmo chamou os seus discípulos e os mandou até Jesus para lhe perguntar: “É você ou devemos esperar por outro?”. Nem isto “lhe foi poupado”, disse Bergoglio, acrescentando: "Eu não acho que seja possível descer mais ainda, aniquilar-se. Esse foi o fim de João".
Mas, como todo martírio, também o de João Batista não aconteceu em vão, porque tem iluminado na Igreja o caminho a seguir, feito de sangue, pregação e verdadeira fé. "A figura de João me faz pensar muito na Igreja", disse o pontífice. Ela "existe para proclamar, para ser a voz de uma Palavra, do seu Esposo, que é a Palavra". "João podia se fazer de importante, podia falar de si mesmo", mas ele apenas "indicava, ele se considerava uma voz, não a Palavra".
Este é o "segredo" de João. É por este motivo que ele é santo. "Porque ele nunca, nunca tomou uma verdade como sua própria", nunca "quis ser um ideólogo", mas, ao contrário, "negou a si mesmo, para ressaltar somente a Palavra".
Seguindo o seu exemplo, exortou Francisco, "nós, como Igreja, podemos pedir hoje a graça de não ser uma Igreja ideologizada", mas uma Igreja "que é o mysterium lunae, que tem luz porque ela vem do seu Esposo, e que deve diminuir para que Ele cresça"; uma Igreja que "está sempre a serviço da Palavra" e que "nunca toma nada para si mesma".
“Oremos”, pediu o papa Francisco, “para que o Senhor nos conceda o dom de ser a voz dessa Palavra, de pregar essa Palavra", imitando João, "sem ideias próprias, sem um evangelho usado como propriedade nossa", "até o martírio".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,