Pular para o conteúdo principal

Marginais assassinas


Marginal Tietê lidera entre vias com mais acidentes fatais envolvendo motos. Retirado da Folha

Publicidade
ANDRÉ MONTEIRO
DE SÃO PAULO
A marginal Tietê, uma das principais vias expressas de São Paulo, continua sendo a via mais perigosa para motociclistas na cidade.
De acordo com balanço da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a via expressa está no topo da lista de endereços onde ocorreram mais mortes de motociclistas em acidentes de trânsito no ano passado.
Apesar de repetir a liderança, como vem ocorrendo nos últimos anos, houve queda no número de vítimas, dado que baseia o ranking das vias mais perigosas para motociclistas na cidade.
Elas passaram de 28, em 2011, para 23 no ano passado -uma queda de 18%.
Também foi registrada queda na maioria das dez vias mais perigosas -no geral, houve redução de 14% no número de motociclistas mortos no trânsito na cidade.
Mesmo com a redução dos acidentes fatais com motociclistas, ocupantes de motos ainda representam mais que o dobro das vítimas do trânsito em relação a motoristas e passageiros de carros.
No ano passado foram 438 mortos em motos, contra 201 em carros.
ESTREITA
A marginal Tietê manteve a liderança nos últimos anos mesmo após medidas adotadas em 2010 que visavam aumentar a segurança na via, como a restrição das motos nas pistas expressas e a redução nos limites de velocidade para caminhões.
Para motociclistas, também houve uma redução na largura das faixas, o que diminuiu o espaço do corredor formado entre os carros.
Editoria de arte/Folhapress
"Acho que a ideia era retirar as motos do corredor e reduzir acidentes, mas não surtiu efeito. Ao contrário, o motociclista continuou no corredor, mas com mais risco", afirma Luiz Artur Cané, presidente do Movimento Brasileiro de Motociclistas.
A mesma situação ocorreu na av. Alcântara Machado (Radial Leste), que neste ano entrou na lista das vias mais perigosas, atrás apenas das marginais Tietê e Pinheiros.
Cané defende a criação de motofaixas em todas as vias perigosas.
Atualmente há duas vias exclusivas para motos na cidade, na avenida Sumaré e na rua Vergueiro.
Para a CET, "as marginais são vias de trânsito rápido, com alto volume de veículos e caminhões e de tráfego interrupto (sem cruzamentos e semáforos), características que tornam os acidentes, especialmente envolvendo motocicletas, mais graves".
A companhia diz ainda que trabalha para reduzir os acidentes e que intensificou a fiscalização no ano passado, com o uso de seis radares manuais pistola -que flagram motociclistas acima da velocidade permitida.
Foram 32.840 multas nos últimos 12 meses, média de 89 por dia.
A nova licitação do sistema de radares também vai contemplar aparelhos com tecnologia para flagrar motos mesmo no corredor entre os carros nas avenidas.
Outra novidade recente é a criação de espaços em cruzamentos para que as motos esperem o sinal verde na frente dos carros.
A sinalização, em fase de testes, já foi implantada no viaduto do Chá e estreia hoje na avenida Rebouças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,