Os sonhos estão desaparecendo...

É preciso um pouco de percepção para fazer esta afirmação, e ter memória também.

Afinal eram tantas bandeiras...vou tentar enumerá-las: Liberdades democráticas, Liberdade de expressão, Liberdade de organização partidária, Anistia Ampla geral e Irrestrita, Direito de greve,  Eleições livres e democráticas,  Liberdade Sindical, Direito ao trabalho, Escola, Saúde.

Muitas foram as bandeiras.

Acreditávamos que estas bandeiras seriam definitivamente assumidas aós a queda da ditadura militar.

Os anos foram passando, com governos da situação e da oposição, e permanecemos assistindo ao espetáculo cênico, enquanto algumas mudanças se realizaram.

A principal delas é a inclusão social de significativa parcela empobrecida, em novas categorias de classes médias. A produção aumentou também.

A distribuição de renda, entretanto, continua a mesma, e em certo sentido até concentrou-se. Às vezes vejo o favorecimento de alguns empresários, grandes empresários nacionais, em projetos incentivados pelo governo Federal. E ponho-me a pensar sobre qual sera o benefício desta ajuda.

O poder corrompe.

Os setores populares que alcançaram o poder fizeram uma matemática que contemplava beneficiar a todos os setores produtivos. Um crescimento com distribuição de renda.

A impressão que se tem é que foram os programas sociais, que de fato arrancaram as parcelas pobres de seus exílio social e econômico. Esta inclusão não se deveu a mudanças nas relações produtivas como tal, que permanecem as mesmas, e até mais agudizadas.

Exemplo disto foi o Governo Lula não ter mexido  com as taxas de juros, beneficiando diretamente os banqueiros. Dilma procura agir nesta área. Vamos ver.

O que sobra, no entanto, é uma certa frustração, por vermos que mudamos para que tudo continuasse da mesma forma. Lutamos,  e no principal as estruturas continuam intocadas.

Continua o pobre e o rico, continua a exploração, a miséria.

A oposição se aproveita para lançar-se como paladina da moralidade, descredenciando o governo.

E o governo cala-se.

Velhos revolucionários são acusados de corrupção.

Sabemos que lutaram por um Brasil dos brasileiros.

Mas há uma sujeira pior, que é a que desconstrói a nossa luta, e nos joga a todos na vala dos ladrões.

Não foi por isto que lutei.

O Brasil que vem aí pela frente exige uma ação mais contundente de transformações.

A vida é muito curta para nos tornarmos meros observadores do stablishment.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".