Pular para o conteúdo principal

Ipea traz ótima notícia


Pobreza extrema pode ficar abaixo de 1% em 2013, diz Ipea

Para instituto, programa Brasil Carinhoso pode reduzir a miséria em um ano; Ipea usou, entretanto, dados mais otimistas do que o próprio governo

Gabriel Castro, de Brasília
Dilma Rousseff, discursa ao visitar a Olimpíada do Conhecimento, evento promovido pelo Senai, em parceria com o Sesi e o Sebrae, no Pavilhão de Exposições do Anhembi
Dilma tem mais dois anos para cumprir promessa de erradicar a pobreza (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O índice de pobreza extrema no Brasil pode cair para 0,8% da população já em 2013, de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta quarta-feira. Em 2011, segundo o instituto, 3,4% dos brasileiros se incluíam nessa categoria – cujos integrantes recebem uma renda mensal per capita inferior a 70 reais. 
O Ipea aponta como maior propulsor da mudança em andamento o programa Brasil Carinhoso, lançado pelo governo federal em maio deste ano e reformulado no mês passado. O programa garante a todas as famílias cadastradas no Bolsa Família uma renda per capita de pelo menos 70 reais, independentemente do número de filhos.
A pesquisa aponta que o Brasil Carinhoso também pode reduzir – já em 2013 – o índice de pobreza extrema de 5,9% para 0,6% na faixa etária de 0 a 15 anos.
Sem limite – Embora preveja benefícios considerando o número de crianças e jovens em cada família, o Bolsa Família distribui auxílio financeiro para famílias com, no máximo, cinco crianças e dois jovens cada uma.
Já no Brasil Carinhoso, o número de pessoas beneficiadas não tem limites: o valor pago leva em conta o total necessário para que a família alcance uma renda per capita de 70 reais mensais – exatamente o limite considerado para a superação da pobreza extrema. Um casal com oito filhos e renda total de 200 reais passou a receber, por mês, 500 reais de auxílio.
O presidente do Ipea, Marcelo Néri, afirma que a atenção especial à população infantil tem efeitos duradouros. "No Brasil, a política social é muito curativa e pouco preventiva: deixa o problema se formar e depois tenta lidar com ele”, analisou. “Atuar na infância é tentar fazer que a pessoa tenha uma vida digna desde o primeiro momento.”
O responsável pelo estudo, Rafael Osório, afirma que a ampla cobertura do Brasil Carinhoso deve deixar um índice residual de pobreza extrema, que poderá ser corrigido com mais facilidade. “A partir daí, vai faltar pouca gente para receber esse empurrão e chegar na linha dos 70 reais per capita.”
Divergência – Os dados utilizados pelo Ipea na pesquisa, entretanto, diferem dos citados pelo governo durante o lançamento do Brasil Carinhoso: o Planalto se baseou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para concluir que 8,5% (e não 3,4%) da população vive na pobreza extrema.
O Ipea afirma que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, também do IBGE, subestima o total de incluídos no Bolsa Família. Por isso, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada alterou os dados por conta própria e acrescentou 2,7 milhões de famílias às estatísticas dos beneficiários.
A erradicação da pobreza extrema foi uma das principais promessas de campanha da presidente Dilma Rousseff, que tem mais dois anos de mandato para cumprir o objetivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,