Pular para o conteúdo principal

Nos pequenos acontecimentos estão os grandes tesouros

Hoje tive a graça recebida de Deus de poder visitar dois irmãos na Ortopedia do Hospital das Clínicas.

Um era um jovem chamado Marcos e e outro é um senhor chamado Cornélio. Ambos estavam acompanhados de seus familiares, e e quartos diferentes.

Levei o violão para tocar, depois de muito tempo que estava guardado, porque percebi que meu ímpeto esmorecera e ficava muito mal, diante de Deus, não dar o meu melhor, após tantas graças recebidas.

Um enfermeiro levou-me até o seu refeitório só pra pegar algumas lições de violão. Logo voltei para as visitas.

Sei, sou um fraco. Falo forte, mostro disposição, mas lá no fundo sou um fraco, e em tudo dependo de Deus. Deus sabe disto, e vez por outra se diverte comigo de minhas falcatruas espirituais.

E como uso erradamente sua palavra, fato de que me envergonho imensamente.

Citar a palavra de Deus com ostentação, quando deveria calar-me, observar o irmão que não segue o caminho, como se eu fosse o perfeito, e assim vai. Vergonha, vergonha, vergonha.

Espero que, em sua infinita misericórdia, Deus possa perdoar-me de tantas infâmias.

De vez em quando, porém, faço algumas missões certas.

Geralmente são aquelas as mais simples, em que fico calado na maior parte das vezes.

Não diz o ditado que em boca fechada não entra mosca?

Foi o caso da visita ao Marcos, jovem que se acidentara com moto.

Estivera morto, com parada cardíaca, e foi revivido pelos médicos. Como a urgência exigiu que abrissem um orifício em seu pescoço, isto trouxe-lhe o dano de perder a voz.

Perguntei-lhe se era difícil ficar apenas ouvindo sem ter condições de falar com as pessoas, e ele reagiu assertivamente, concordando que era muito difícil apenas ouvir, sem falar. Aprendi com ele a calar-me também

Seus pais são católicos praticantes e devotos de São Benedito.

Havia outro rapaz no quarto, cujo nome, perdoem-me o esquecimento, está na ponta da língua, mas não vem. Fizemos uma oração pedindo que O Espírito Santo viesse preencher os vazios do coração, e trouxesse discernimento aos pensamentos para fazer a escolha certa e pelo certo.

Antes já visitara o Cornélio, um irmão batista renovado.

Confesso que não conheço tão bem estas designações todas, mas cedo chegaram sua filha e sua irmã, e logo me disseram que ele estava tornando-se um pastor, e o acidente interrompeu o processo.

Em nossa conversa notei tratar-se de pessoa com muita abertura.

No início da visita ao dizer-lhe que seu nome constava do novo testamento, citou-me imediatamente o livro dos Atos do Apóstolos, capítulo 10. É o Pentecostes dos Gentios, e lá está Cornélio.

Minhas ausências do Hospital endureceram o meu coração, e o retorno amoleceu-o.

Preciso voltar a visitar o povo em suas necessidades, e peço a Deus que me lance em mares mais profundos.

A notícia feliz de hoje foi a volta da Margot, uma amiga rica de coração pobre e de serviço, que alegrou a todos com a sua presença.

Margot perdeu o marido para outra mulher, mas não deixou de ser a sua esposa, com diz o Senhor.

E seu marido está hospitalizado no momento sendo que a sua segunda "esposa" pediu que a Margot viesse ajudá-la no acompanhamento do marido.

Ela aceitou.

Que mulher...que Deus continue a soprar em seus ouvidos para mantê-la com esta suave prontidão de servir mesmo sendo preterida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,