Pular para o conteúdo principal

Pastoral da Saúde no Hospital de Clínicas: sempre com novidades

A semana correndo cheio de atividades, muitas responsabilidades, e vejo o tempo esvair-se sem que tenha feito boas ações para com as pessoas.
Ao dirigir-me ao hopital para fazer a pastoral, o inimigo sempre põe um cansaço antecipado que impeça minha ida. É uma verdadeira batalha espiritual em mim. Apronto-me, saio até o ponto de ônibus, e espero...espero.
Aos sábados a linhas de ônibus diminuem, quase faltam.
Chega uma moça bonita. Veio andando esbelta e só. Por respeito e por fé (uma vez que já pequei muito nesta área) faço que não vejo, e mantenho-me com os olhos voltados para a rua, à  espera do surgimento do ônibus. Os carros buzinam para a moça que finge não ser com ela.
Pego, finalmente, o ônibus, e sento-me de costas para a moça. Está quase vazio. Sigo olhando as pessoas nas calçadas distraído.
Desço na Dr. Arnaldo e vou andando até o HC.
Ao chegar, coloco logo o jaleco branco e adentro o recinto da Ortopedia.
Vou até o quarto andar e ao sair do elevador, sento-me para fazer uma meditação prévia à visita.
Em alguns minutos abro a Bíblia é encontro no caítulo 6 de Mateus a seguinte passagem:

-Se perdoardes os que vos ofenderem, o Pai que está o céu também vos perdoará. Mas se não perdoardes essas pessoas, o Pai também não vos perdoará de vossas ofensas (Mt. 6, 14-15).

Reflito, como é difícil perdoarmos as pessoas.
Para perdoar preciso me despir de minha elevada individualidade, vaidades, prepotências. Não há como perdoar se estiver cheio de mim.
Penso mais, como é difícil também autoconhecer-me. Nunca me conheço completamente. Nunca sou como desejo, e erro, semiconscientemente.
Chega um amigo da Pastoral, o Silvionê. Diz-me que alugará um teatro no ano que vem para apresentação de um texto de Rubens Alves. Incentivo-lhe porque sei de sua capacidade. Fazemos um Pai Nosso juntos e partimos em direções diferentes para a Pastoral.
Visito alguns quartos.
A cada um que entro e converso com os enfermos mais vamos nos fortalecendo no Espírito Santo. Encontro operáris acidentado, mulhere idosa com fraturas, mães ao lado de filhos, e tomo consciência do drama e da esperança de todos.
Desço até o primeiro andar e procuro a Eliana e o Paulo, irmãos que estão há mais de trinta anos sobre uma cama, devido a poliomielite.
Eliana lançou um livro sobre sua vida, com o nome de PULMÃO DE AÇO.
Seu livro recém lançado já está na terceira edição. A primeira com 5.000 exemplares está esgotada, a segunda com três mil também, e agora a terceira, também, com três mil. Certamente também se esgotará.
Conversamos alegremente sobre vários assuntos.
Paulo discute sobre a segregação racial com dois amigos. Permaneço uns 10 minutos por lá e me despeço.
Deixo o Hospital de Clínicas dando glórias a Deus por tanta transformação que faz nas pessoas e por deixar respingar esta glória sobre mim.
Não existe droga, seja a maconha, seja a cocaína ou o LSD que suplante este estado de estar cheio do Espírito Santo.
Minha alegria é completa. Vou de volta para o ponto de ônibus pedindo a Deus que conserve este estado de ser em mim para sempre.
Mas sei que o mundo vai esfriando tudo, e exigindo que me mantenha forte na fé, para vencer as armadilhas do inimigo.
Fico por aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,