Pular para o conteúdo principal

A condição humana, à espreita (pequena homenagem a Jean Paul Sartre)

Não é possível respirar com mais ímpeto, muito menos intervir em diversas situações ao mesmo tempo, com a mesma ênfase, a todo momento.

Estamos prisioneiros de nossos corpos e no dia a dia, consciente ou inconscientemente, vamos nos apercebendo que devemos dosar nossa força, para as ocasiões significativas, conscientes de nossa temporalidade, e guardando energias em situações que não possuem relevância.

Nestas, sem a devida perda d'alma, isto é, conservando uma presença equilibrada e respeitosa, passamos  pela superfície da vida  circunspectos, como se estivéssemos realmente interessados, mas sabedores da insignificância dos fatos. Porque há fatos e fatos.

O limite psico-corporal  impõe uma forma de postar a vida.

Imagino um homem bomba preparando-se com todo aquele artefato enrolado em seu peito, sua cintura: faz uma despedida da vida considerando o alto grau que ele daquele gesto. Logo se despedaçará em vários pedaços de carne que nunca mais serão reunidos.

Sobre ele uma convicção suporta a rejeição à morte, porque a vida resiste em viver.

Mas vai e se explode.

Para ele aquele momento é o clímax de tudo o que conseguiu entender e considerar no tempo em que esteve vivendo.

Ainda que considerando a forma absurda de tal atitude, e ainda imaginando que ceifam outros tantos juntos, ali presentes, desatentos e alegres, tenho que aceitar que a vida traz um convite de apogeu, conquista suprema, doação total, a rondar a limitação humana. Nem que seja para seu próprio filho.

O homem olha o mundo com tantos erros e problemas que vai nutrindo-se de expectativas e esperanças de superações.

O homem acha-se convidado, desde as religiões em seus vários matizes, até as teorias políticas mais coerentes e aparentemente verdadeiras, a  imolar-se, entregar-se, explodir-se, crucificar-se, por uma causa, uma fixação, uma imagem perfeita da humanidade.

Em suas entranhas instintivas, gera uma humanidade solidária, que se engendra a conceitos e crenças, convicções e teorias, penetra na razão até sobrepô-la em uma fé ou firmeza teórica, que o projeta desde o sacrifício, termo que em latim vem significar fazer sagrado, até imolar-se inteiramente, ou matar.

Lembro-me dos monges budistas do Vietnã ateando fogo ao corpo sentados no chão, sem mover-se, enquanto a população de Saigon chocava-se com a cena.

Assitia-as com regularidade que ocorriam, e pensava: "Será que estarão enfraquecendo a guerra com este gesto?"

Porque os soldados americanos continuavam seus bombardeios com napalm e os vietcongues mantinham suas táticas de guerrilhas, ambos devorando-se. Suas convicções dependiam de quantos matavam para se reforçar.

Por aqui na América, eu lia o Diário de Che Guevara na Bolívia, e penso que a juventude revolucionária de minha época também o fazia, com uma ânsia de estar com ele no meio da mata, numa visão romântica que sofreu com sua morte, e ainda mais dolorosa ao v a ver a nascente mídia reformá-lo de seu modelo revolucionário, incorporando-o no modus vivendi capitalista ocidental, um culto destituído de sua paixão.

O mesmo se deu e ocorre hoje com o Cristo, Buda, Luther King, Gandhi, sob um prisma humano amplo de humanidade, até os líderes necrófilos sadomasoquistas que têm em Hitler seu bastião máximo, e diversos seguidores que declino de citar, para não sujar este escrito.

Como o homem sofre a limitação de sua condição humana.

De um lado o impulso instintivo, carnal, de trazer tudo para si, conquistar o que puder, sexo, dinheiro, poder; e, de outro, a descoberta da imensa alegria de viver, de sentir o amor, e perceber a importância de aproveitar cada instante de sua presença neste planeta estranho que nos acolhe, contemplando e agindo, até o fim.

Não contente projeta-se no escuro, a decifrar o significado de tudo isto, insatisfeito com sua temporalidade, e prevê uma continuidade que supere seus limites atuais, e o liberte para outra dimensão, onde possa conservar esta humanidade em um perspectiva mais ampla e superior.

Vincula esta projeção a uma moral de vida, que, ao longo do tempo, vai moldando-o.

Homem que chora e sorri, que mata e é morto.

Homem de guerras permanentes em poucos intervalos de paz.

Este homem tem o mistério de não conhecer-se completamente, a si e aos seus, mas vai, às apalpadelas decifrando caminhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,