A Cruz, símbolo de morte, transformada em símbolo de coerência





A cada dia torna-se mais difícil falar em Jesus Cristo, devido a imensidão de agnósticos de ocasião e secularistas, que substituíram o Deus Vivo pelo deus dinheiro. Os ateus não se inserem neste diagnóstico, porque, em seu íntimo, indagam sobre sua incredulidade, e como quem procura encontra, um dia...

Falar em Deus todos falam, falar em Jesus Cristo já é mais difícil, entender a sua paixão, porque afinal, teve que subir naquela cruz e morrer...

Todos querem um deus poderoso, e não um Deus Fraco, um deus que intervém em tudo e todos, como um rolo compressor, e não um Deus Que Espera a pessoa decidir, que torce "de fora", como se não existisse.

Este Deus verdadeiro está fora do Ibope e das pregações televisivas.

O deus que aí está, não subiu na cruz, cura a tudo, resolve todos os problemas econômicos das pessoas, desata os processos perdidos no judiciário dando ganho de causa, enriquece com mansões e automóveis caríssimos, é o deus que nos substitui em nossos erros e incompetências. Arrependido de nos dar a liberdade, intervém a todo instante.

É um deus simplesmente arrasador. Uma imensa população está correndo atrás dele.

Não que Deus não faça todos estes prodígios, Ele  faz, mas certamente deseja mais que isto, e mostra que estes efeitos cinematográficos são café pequeno, flashs da eternidade, diante de sua companhia por toda a vida, que é o que de fato importa.

Ora se Ele morreu na Cruz, como podem querer que Ele continue curando sem parar as pessoas? Uma hora ou outra elas também terão de morrer, e aí, este deus também morre, e haverá um vazio, uma falsa adoração.

Como dizem os evangélicos: "É um deus de pau e pedra, que não fala nem mexe". Porque o deus deles fala, mexe, cura, faz todas as estrepolias e mágicas.

Comemorar um Deus que foi para a cruz! Cruz credo!

Mas é exatamente a cruz o exemplo maior da coerência, de sua fidelidade absoluta à verdade, ao amor sem limites. Jesus sabia que seu fim seria aquele, pois no mundo não há quem defenda a verdade, a justiça e o amor, que não tenha fim semelhante.

Sabia que o mal que está no mundo, para ser erradicado, somente um amor puro e uma verdade cristalina teria condições de retirar. E o Deus que abriu mão de ser Deus, que decidiu ser um homem como nós, fazendo deste gesto uma pedagogia de humildade, não poderia deixar a cruz de lado, e ir até ela numa incompreensível loucura de amor, acreditando ser possível erradicar o nosso mal, por esta sua atitude extrema e radical.

Os loucos de hoje, que vivem sob ação do Espírito Santo, e não tem como explicar os fenômenos, sabem que isto é possível. O mundo não, o mundo acha isto uma fantasia. Mas o mundo não consegue enxergar a dimensão do todo dentro de uma perspectiva redentora, e continua marchando e acumulando ódio e remoendo frustrações.

É preciso descobrir, com urgência, o Deus que redime, que nos torna alvos como bebezinhos, nos santifica, e torna tudo novamente  belo.

Este Deus aguarda nossa iniciativa. Como sempre, não intervém, espera. Quer o nosso coração, sem mágica, sem nos enganar, deseja uma adesão voluntária.

Deus simples e humilde. Deus compreensivo e cheio de amor incompreensível.

Ele nos olha ressurreto, de cima de uma cruz eterna, retirando pecado após pecado, pelos séculos, num trabalho incansável de amor.

Hoje a sexta feira, façamos um pouco de silêncio, em respeito a Ele, o nosso amor verdadeiro, o nosso Senhor

Comentários

Dom Orvandil disse…
Muito bom, meu irmão. Gostei. Parabéns, Dom Orvandil www.domomb.blogspot.com
Feliz Páscoa! A Paixão (padecimentos) e morte de Jesus Cristo (Deus e homem em uma só Pessoa) é um fato histórico importantíssimo, com repercussões transcendentes e eternas no mais rigoroso sentido dessas palavras. Entendemos, em boa parte, o que aconteceu, mas não porquê Deus quis fazer assim. Aí está o grande mistério: Ele podia ter feito de outras maneiras e escolheu e fez dessa.

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".