Pular para o conteúdo principal

Deteriora a situação dos cristãos na Síria

Retirei do Zenit

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 (ZENIT.org) - "A Síria está num beco sem saída. E não se vê solução no horizonte". O arcebispo maronita de Damasco, Dom Samir Nassar, descreveu assim a situação do país para a agência ACS-Itália.

"São onze meses de crise e a violência vai dobrando de intensidade", diz o prelado, descrevendo uma igreja "impotente e oprimida diante das necessidades da comunidade", que excedem em muito os seus recursos limitados. O apoio psicológico aos cidadãos passou a fazer parte do serviço pastoral.

Além das necessidades dos refugiados iraquianos acolhidos no país, agora surgem as de um número crescente de prófugos da própria Síria. "Com a retirada dos embaixadores árabes e ocidentais, é praticamente impossível obter um visto: um pesadelo, especialmente para os iraquianos bloqueados em Damasco".
O ânimo dos cidadãos está debilitado e o futuro é tão incerto que, "no fim de cada missa, os fiéis dizem adeus".

A desvalorização da moeda síria reduziu em mais de 60% o poder de compra dos cidadãos.

O embargo econômico atingiu as pessoas comuns: inflação, pobreza, desemprego crescente, além da falta de eletricidade, gás e combustível, que tornam o inverno muito mais cruel. “Tiramos forças dos nossos valores evangélicos”, diz Nassar, “e das palavras do Santo Padre, que constantemente convida ao diálogo e à não-violência”.

Recentemente, Dom Antoine Audo, eparca na cidade de Aleppo e presidente da Caritas síria, apelou à comunidade internacional para que encoraje o diálogo entre as várias vertentes, em vez de promover o espírito de vingança. "Dom Audo vê o sofrimento do seu povo e, como todos nós, procura uma esperança, um pouco de luz nessa noite escura", diz o arcebispo de Damasco.
Em 23 de dezembro, a capital síria viu explodirem duas bombas. E pouco mais de um mês atrás, em 6 de janeiro, um suicida se imolou em outra explosão a apenas 900 metros do arcebispado, matando 25 pessoas. Poucos fiéis assistiram à missa de Natal e as crianças que frequentam as aulas de catecismo não chegam hoje a uma vintena. Uma fonte da Igreja Maronita local, que por razões de segurança prefere manter o anonimato, disse à ACS-Itália que, durante a última reunião do conselho do clero, até os padres se perguntavam se no próximo ano ainda estarão na Síria.

O desemprego entre os jovens também continua alimentando o êxodo de cristãos do Oriente. “A crise chegou a um ponto em que não podemos mais nos dar ao luxo de permanecer neutros”,  acrescentou a fonte, “mas será que a Igreja ainda conseguirá desempenhar um papel de mediação entre as duas facções islâmicas?”.
A Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), fundação de direito pontifício criada em 1947 pelo padre Werenfried van Straaten, se destaca como a única organização que implementa projetos para apoiar o ministério da Igreja nos lugares onde ela é perseguida ou carece de meios para cumprir a sua missão. Em 2010, a AIS levantou mais de 65 milhões de dólares em 17 países onde tem escritórios nacionais e já realizou mais de 5.500 projetos em 153 países.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,