Pular para o conteúdo principal

Dona Teresa, exemplo de abnegação no cuidado com os animais

Neste terceiro milênio tive a graça de morar em dois lugares diametralmente opostos: O Portal do Morumbi, e a Barra Funda.

Um bem elitizado e outro querendo renovar-se.

A Barra Funda é um bairro sui generis, com classe média em prédios de última geração e mendigos abandonados dormindo nas ruas, mais uma enoremidade de outros fatos que falarei em outra oportunidade.

Quero centrar este artigo em uma mulher que venho conhecendo e aprendendo a admirar.

Inicialmente pareceu-me um louca, mas com o tempo percebi, que nem ela era louca, e nem eu racional e justo.

Dona teresa é a maior protetora de animais que há conheci.

Pobre, com alguns recursos, sai todos os dias com o seu carrinho cheio de comida, e vai até onde existem os animais abandonados.

Aqui perto de casa tem dois cachorrinhos que moram em um esgoto de um bêco, na Lopes Chaves. Pois não é que ela fez uma casinha para eles se refugiaremdurante as chuvas, e traz comida, roups para vesti-los, leva-os para banho e tosa, sendo que são cães de rua.

Estes dois cachorros são os últimos que foram criados por um morador de rua que foi preso, e largou a todos em abandono. Só assim pudemos descobrir que ele violentava uma cadelinha com quem dormia, deixando-a literalmente arrebentada.

Dona Teresa pegou-a, levou-a para um veterinário, e cuidou dela.

Quando Dona Teresa passa pela Escola Talarico, aqui por perto, um grupo de gatos aparece do nada e rodeia a mulher. Os cães fazem a mesma coisa.

Ela é admirável.

Detalhe: ela odeia gente.

Inverteu os valores, depois que viu as atrocidades que fazem com ao seus bichinhos.

Penso diferente, pois vejo no ser humano o estágio mais elevado da criação.

Recentemente, entretanto estou tendendo a concordar um pouco com ela, pois os animais não matam os outros só por matar, mas para se alimentar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,