Pular para o conteúdo principal

Sábado, 1 de outubro de 2011. Sol em sampa



Sair para fazer as compras na feira livre, neste sábado, primeiro de outubro de 2011 em São Paulo, é quase uma festa, não fosse o comércio envolvido.

O sol está forte e convoca todos a saírem de suas casas, como se o céu conspirasse com o lazer do fim de semana.

Visto uma bermuda, camiseta branca, pego duas sacolas, e saio.

Logo encontro, chegando à passeio, o pai de uma vizinha, que ao ver-me de sacolas na mão, logo pergunta onde é a feira, pois sente saudade de nossos pastéis de feira.

Oriento que é em uma paralela da Barão de Limeira, centro da cidade, e vou embora cantando:

-Andei, andei, andei, e só...Xitãozinho e Xororó. Meu interior, do eu caipira.

Como Deus nos proporciona tudo tão de graça.

A presença de Deus é simples e bela... a calçada transforma-se, de repente, em um tapete da natureza.

Dobro a esquina e dou de frente com um canário, de cabeça vermelha e peito branco, pousado no chão, nunca antes visto por aqui.

Ao ver-me alça vôo até o primeiro galho, de onde passa a olhar-me curiosamente.

Faço-lhe um elogio:

Como você é bonito nenem! Todo de cabeça vermelha. Parabéns!

Vou em frente.

Ao chegar à feira, transformo-me no Rei, do reino da Barra Funda.

Todos, ao verem-me com as sacolas vazias, investem-se contra mim, com suas ofertas primeiras.

Fecho a expressão, sizudo, e agradeço indiferente, pois sei que lá pelo meio da feira o preço fica melhor, e os produtos também.

A pior situação que pode ocorre numa feira, é você comprar um produto, achando que ele é uma maravilha, e logo adiante, encontra outro igual, melhor e mais barato.

A frustração é imediata, e não há regresso para uma compra mal feita, sem exame prévio de tudo.

Experimento um morango sem agrotóxico e compro. Logo vejo um pedaço de melancia e tambem pego.

A sacola vai se enchendo, enquanto vou comprando.

A laranja está barata, pois a safra deve ter sido boa.

O abacaxi também. Compro um pérola.

Ao sair, diante das barracas de pastéis e caldo de cana,  vem a tentação de parar, comer, e beber.

Resisto, é cedo ainda.

Volto como um conquistador barato, que não precisa muito para ser feliz.

Venho observando tudo, como se fosse pela primeira vez.

A vida é um mistério, e poder contemplar este mundo, em sua complexidade e naturalidade, é surpreendente.

Agradeço mais uma vez a Deus esta oportunidade única de existir aqui e agora.

Amanhã não importa.

A cada momento o seu prazer.

Desaparecem as dívidas, os problemas, até as esperanças se amainam.

De volta à casa, meu cão vem encotrar-me primeiro, com sua alegria interrogativa: Por quê não me levaste contigo? Por quê deixaste-me para trás?

Peço ajuda à minha esposa para descarregar as sacolas, mais por vaidade dela ver as frutas logo, e surpreender-se de minhas compras.

Faço-a provar do abacaxi, já descascado, e preparo a melância em pedaços, não sem antes retirar, uma por uma, as sementes.

Meu cão, ávido por um pedaço, faz sua primeira experiência de melancia, e aprova. A um certo ponto paro por ele, que nunca pára, e venho para o meu blog, o Pó que vocês conhecem, para escrever esta experiência inédita a vocês.

Um bom sábado a todos, e um ótimo domingo.

Esta noite estarei indo ao Rio de Janeiro, para fazer um concurso amanhã.

Desejem-me boa sorte, e se acreditarem em Deus, façam uma oração por mim.

Obrigado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,