O que me surpreende hoje

Surpreendo-me hoje com tamanha ignorância de pessoas que imaginava fossem mais inteligentes, e não se deixassem levar pelos meios de comunicação com tanta falta de discernimento. Seria uma ignorância premeditada e consentida?

Supreendo-me com a facilidade com que lançam impropérios gratúitos contra pessoas que sequer conhecem, em condenação precipitada e irracional, quando podem ser inocentes.

Surpreendo-me com a naturalidade e impessoalidade com que acusam, somadas a uma falsa superioridade que parece lhes agrada.

Supreendo-me com a total indiferença que existe para com as pessoas necessitadas, como que sentindo asco uns dos outros.

Supreendo-me com a baixeza da condição humana, a ponto de respeitar mais os cães, em sua fidelidade.

Surpreendo-me com a vida correndo ao largo, e tanta desatenção para o principal, que é o homem, a mulher, o amor, a paz.

Estão em guerra contra o colega do trabalho, da faculdade, da vizinhança.

Sorriem imposturas, e rangem os dentes silenciosamente.

Não creio que verei a paz nesta Terra.

Homem contra homem, país contra país, classe contra classe.

Sinceramente, não acredito nesta possibilidade.

A paz é superior, e necessita de muitos predicativos que estão ausentes, hoje.

Sonho com ela, em vão.

Apego-me à família, à casa, ao notebook, a este artigo esquecido numa noite chuvosa de São Paulo.

Uma boa noite aos solidários com esta minha angústia.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".