Pular para o conteúdo principal

Fifa faz exploração total na Copa-14



Para se ver como direitos conquistados por setores da sociedade brasileira, como a da meia-entrada, servem de exemplo da democracia brasileira para o resto do mundo, mergulhado na mais profunda exploração econômica.

A meia-entrada, seja de ônibus, ou num cinema, ou teatro, é uma conquista dos estudantes, que não caiu do céu, foi alcançada através de muitas lutas onde várias gerações de estudantes se poisicionaram por esta medida.

Notem, que não me refero ao deficientes físicos, e à imensa maioria da população brasileira que não tem o dindin necessário para ir neste espetáculo, apenas aos estudantes e idosos.

Agora a FIFA cobra a fatura do Governo Dilma, dizendo que não ficará sem receber, caso se cobrem "apenas" meia-entrada dos estudantes e idosos, num claro sinal de exclusão.

Os governos municipais começaram com o empurra-empurra, isto é cada cidade cobre as meias entradas que tiver; muitas cidades se recusam e consideram que o Governo Federal é quem deve pagar.

Enquanto isso, a Câmara acaba de aprovar a federalização da meia-entrada.

O que a toda-Poderosa FIFA quer é transformar algumas leis durante a Copa, adequando-as aos seus interesses, com o objetivo de explorar os brasileiros e os turistas de todos os países que vierem aqui, para depois retornarmos "à nossa" legislação.

Assim a FIFA se coloca acima de tudo, obrigando-nos a dobrarmos nossos joelhos à sua ganância.

É por essas e outras que vou me convencendo, que nossa democracia ganha de 10X0 de muitas que estão por aí, que são extremamente excludentes.

Sim, o Brasil tem muito o que ensinar ao mundo: 

1) Sua propensão para a paz é extraordinária e deve servir de referência para judeus, árabes, povos do Oriente Médio, Ásia, e África.

2) Sua disposição de vida, apesar das imensas dificuldades, vinculada à compreensão e à solidariedade com o próximo, é outra característica marcante que serve de exemplo.

3) Sua criatividade, seja no trabalho, seja na informalidade da vida, até para sobreviver, é um fator de grande superação para os problemas que surgem.

4) Finalmente a sua alegria e esperança são os valores que melhor representam o povo brasileiro, transbordando nos pagodes, carnaval, na imensa religiosidade que professa, e quando não, sendo igualmente generoso.

Isto a FIFA se recusa a aceitar.

Ela como dominadora do mundo, quer que o Brasil se submeta ao seu apetite voraz.

Vamos torcer nesta Copa sim, mas não seremos ingênuos para com estes sangue-sugas.

A eles daremos uma sonora banana na hora adequada.

Milhonários da bola, fazendo do esporte uma super-exploração midiática do mundo inteiro, isto é o que eles são.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,