Pular para o conteúdo principal

Agora os empresários têm um novo aliado para acabar com o imposto sindical: A CUT



Sim, por incrível que pareça a CUT está levantando a bandeira do fim do imposto sindical.

Foi sob o imposto sindical que se fortaleceu a estrutura sindical brasileira, inclusive dos sindicatos ligado à CUT.

Um imposto odiado pelos empresários, que sempre fizeram campanha contra este, e se utilizam desta crítica para denegrir  dirigentes sindicais, e sindicatos, por extensão.

Imposto que garante uma estrutura de luta dos sindicatos, de confrontos em pé de igualdade.

Retirar este imposto, atenderá prioritariamente ao empresariado, e desestruturará os sindicatos.

O ambiente nacional está favorável, porque a população não aguenta mais a carga de impostos que incidem sobre ela, e uma campanha pelo fim do imposto sindical pode ser aceito facilmente, pois significa aprentemente um alívio, transferindo o ódio dos impostos ao imposto sindical.

Porque a CUT está defendendo de maneira mais aberta esta bandeira agora?

Creio que o projeto da CUT e do PT está se esgotando, e estão ficando satisfeitos com a situação atual, tanto a nível governamental, quanto sindical.

Não desejam ir mais adiante nas conquistas, e fazem o jogo do desmonte, com a cara de bons mocinhos que querem acabar com o peleguismo, e o "sindicalimo de resultados".

É a operação "Cavalo de Tróia" contra o sindicalismo, que está chegando ao seu auge.

O cavalo já foi colocado dentro do sindicato, e quando anoitecer, e todos estiverem dormindo, então eles descerão para destruir o que foi construído.

Esperemos que os sindicalistas da CUT, que ainda têm fervor revolucionário, se ponham contra esta aberração.

Os cutistas levantam também a bandeira da "autonomia" sindical isto é, multiplicidade sindical em uma mesma empresa, onde existam três a quatro sindicatos de trabalhadores.

Já imaginaram, quando houver uma luta, como será mais difícil decidir-se por uma greve dentro de uma mesma empresa?

Pois é, depois falam com razão que a CUT está é arriando e não levantando bandeiras.

E o socialismo?

Ora, bolas...isto é coisa do passado.

leia matéria retirada do síte da CUT

O segundo dia da 13.ª Plenária Nacional da CUT, em Guarulhos, terminou com o lançamento de uma campanha que dialoga diretamente com o tema do evento: liberdade e autonomia, por uma nova estrutura sindical.

Conforme destacou o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Artur Henrique, a proposta é dialogar com as bases e com os dirigentes sobre a importância da ratificação da Convenção 87 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) – que trata da liberdade e proteção ao direito de livre organização sindical – e sobre a necessidade de substituir o imposto sindical por uma contribuição negocial definida pelos trabalhadores.

Além de inserções na mídia – as peças ainda serão criadas –, haverá ainda um abaixo-assinado. “Vamos aproveitar o mês de março do ano que vem para ampliar essa campanha e levar esse abaixo-assinado aos sindicatos custistas em todo o Brasil e também para aqueles que não são filiados a nós”, explicou.

“A estrutura sindical fragmenta, fragiliza e enfraquece a luta da classe trabalhadora”, comentou Rosane Silva, secretária da Mulher Trabalhadora.

O Diretor Executivo Júlio Turra lembrou ainda que a ratificação da Convenção 87 promove o fim da unicidade sindical. “Somos a favor da unidade, mas contra a unicidade porque representa um entrave à democracia. Temos de ir para a base mostrar que os trabalhadores estão tendo suas carteiras batidas em um dia de seu trabalho sem que tenham sido consultados.”


Comentários

Este comentário foi removido pelo autor.
Caro João: Em primeiro lugar, me justifico pela ausência na mesa do Seminário Nelson Werneck Sodré, terça passada. Estava no SESC de Campinas realizando uma aula-espetáculo sobre Eça de Queiroz (o SESC é que impôs a data, e não tive alternativa). Soube que foi uma ótima reunião. encontrei ontem, na sessão do cineclube Baixa Augusta, vários que estiveram na terça e elogiaram a reunião e sua participação. Não esperava menos. Sobre a questão do imposto sindical, a CUT sempre teve seu horizonte limitado por uma visão restrita ao campo do capital. A fragmentação dos sindicatos, via "pluralidade sindical", sempre foi uma bandeira assumida por correntes que dominam a entidade desde sua fundação. No movimento cineclubista essa posição também foi traduzida nos seguintes termos: quanto mais cineclubes, melhor, e a melhor maneira de haver mais cineclubes é dividi-los. Diziam esses "pensadores", um dos quais egresso da Sociologia e Política da USP: o movimento cresce se dividindo. Só que isso levou o movimento cineclubista para o fundo mais profundo do poço mais profundo: os cineclubes, por meio de rachas e mais rachas, acabaram desaparencendo, inclusive os grandes, como o Bixiga e o Oscarito, que só nasceram porque houve união (não divisão), e morreram porque houve divisão (não união). Sindicatos católicos, sindicatos evangélicos, sindicatos trotskistas, sindicatos leninistas... Na mesma fábrica, um operário filiado a um sindicato católico, outro, ao evangélico, outro ao trotskista, outro, ao leninista... e quantos mais a criatividades divisionista inventar. Noutra palavras, dividir a classe operária é o que importa, e proporcionar mais mil anos de vida ao capitalismo, isto em letras miúdas, no rodapé dos acordos de convenção coletiva. Nós... pensamos diferentemente: como diz o nosso amigo Gaúcho, que, soube, esteve na mesa de terça também: capitalismo é bananeira que já deu cacho: Operários de todos os países, uni-vos!
Não é a existência ou funcionamento dos Sindicatos que deve ser atacada, mas a INDÚSTRIA DE CRIAÇÃO DE SINDICATOS que a Lei a respeito permitiu. Acabar com a contribuição COMPULSIVA, OBRIGATÓRIA, parece-me sensata neste atual contexto.

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,