Pular para o conteúdo principal

Socialismo cubano abre relações para com membros do partido, que tenham vida religiosa


Se pensarmos o socialismo como um sistema de grande liberdade de expressão e de opinião, onde as grandes massas possam expor os seus pensamentos, a dimensão religiosa não poderá ficar excluída desta liberdade.

Muitos são os fatores que geraram o fundamentalismo religioso no mundo, seja ele cristão, ou islâmico, ou induísta, ou budista.

Mas a discriminação e a proibição da expressão religiosa, não pode ter contribuído para o crescimento deste fundamentalismo?

Se houvessem espaços nas esferas do poder para a expressão religiosa, não se teria impedido, de alguma forma o fundamentalismo? Veja-se nos países árabes hoje, onde o fundamentalismo renasce de uma exclusão de longo prazo.

Observando os países que fizeram grandes revoluções, ainda assim, não se encontrou algum sem crença.As crenças continuaram, de alguma forma, explicita ou clandestinamente. Veja artigo da Prensa Latina, muito interessante, onde o líder Raul Castro faz uma crítica à discriminação religiosa e pede mudanças de atitudes.


Raúl Castro: visão excludente impede mudanças e avanços



O presidente cubano Raúl Castro declarou nesta segunda (1) que mudar a mentalidade é indispensável para poder dar andamento às mudanças necessárias no país e garantir irrevogavelmente o caráter socialista do processo vivido por Cuba.

Ao resumir a sessão plenária da Assembleia Nacional do Poder Popular, Raúl se referiu ao que denominou como doloroso incidente causado por erros que levaram à destituição injusta de uma funcionária, a qual desempenhava suas funções com bons resultados.

A mulher demitida era membro do Partido Comunista de Cuba (PCC) e foi afastada em função de suas crenças religiosas e participação em cultos. Castro definiu a atitude como uma flagrante violação dos direitos de cidadania garantidos pela Constituição, que condena qualquer forma de discriminação, seja por crença ou raça.

O governante apresentou este fato como exemplo dos danos causados às pessoas e à própria Revolução em função de conceitos ultrapassados e contrários à lei. Apesar disso, eles estão arraigados à mentalidade de alguns dirigentes em todos os níveis do governo.

Voltando ao incidente, afirmou que se a ex-funcionária desejar ela poderá voltar ao cargo como forma de reparação moral.

Sempre afirmamos, declarou Castro, que nosso pior inimigo não é o imperialismo muito menos os assalariados cubanos, mas os erros que cometemos e que são analisados em profundidade, transformando-se em lições, acrescentou.

Concluiu dizendo que é urgente revisar a visão estreita e excludente, lembrando que a Revolução já havia superado o passado de confronto com algumas instituições religiosas, em etapas nas quais o sistema estava se consolidando e atitudes equivocadas ocorriam em maior ou menor freqüência. E enfatizou que acabar com essas perseguições é fundamental para consolidar a independência e soberania nacional.

Redação com informações da Prensa Latina




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,