Pular para o conteúdo principal

Mídia gera leitura superficial das informações

Abro o jornal "A Folha de São Paulo" de hoje, 15 de agosto, que tem a seguinte manchete "Sobe total de evangélicos sem vínculos com Igrejas".

A pesquisa ocorreu no período de 2003 a 2009.

É, portanto, um período bastante considerável deste nosso terceiro milênio.

Se formos levar em conta somente a manchete do jornal, iremos imaginar que subiu o número dos evangélicos, pois está na primeira página "Sobe o total de evangélicos..."

Só que a informação principal teve um destaque secundário, isto é subiu, isto sim os que não tem uma igreja, ainda que professem ser evangélicos.

Será uma apostasia para os evangélicos o que vou dizer, mas significa que se tornaram "evangélicos de meia boca".

Neste período de 2003 a 2009, o número dos "evangélicos sem igreja"(como é difícil conceituar isto) subiu de 4% para 14%, correspondendo a 3,5 vezes o número inicial, e um total de 4.000.000 de pessoas.

Este é o fenômeno a ser analisado. O que ele significa?

Bem para isso é que existem as pesquisas.

Esta pesquisa mostra concretamente uma desistência de caminhada dentro do universo dos evangélicos.

É o fenômeno da secularização entrando também no mundo evangélico, tão cheio da verdade.

Algo não agradou a esta população.

Algo capaz de fazer a pessoa abandonar a sua crença regular na igreja onde participava.

Um demógrafo entrevistado, um tal de José Eustáquio, disse que o maior perdedor é a Igreja Católica, que ficou sem o seu monopólio.

E eu me pergunto, como um demógrafo, que apresenta um número onde a Igreja Católica decresceu 0,2% em 6 anos, quando todos pensavam que ocorreria uma debandada, pode fazer uma afirmação destas.

Ou ele é evangélico e fala em causa própria, ou não leu os números de sua própria pesquisa.

O jornal tem a sutileza de apresentar os números todos apenas em termos percentuais, e em nenhum momento mostra os números absolutos.

Caso considerasse os números absolutos, perceberia facilmente que a queda de 0,2% de católicos é muito menos do que as quedas do número de católicos no século passado, no Brasil, e que em termos absolutos houve um crescimento considerável.

O que de fato a pesquisa mostra é que os católicos CONSOLIDARAM-SE, contra o avanço evangélico.

Criaram uma proteção e retomaram um caminho que está sendo revertido.

Já os evangélicos sofreram estas defecções de fiéis que estão no "limbo", principalmente a Universal, que teve uma queda de 24% no número de fiéis.

A Congregação Cristã do Brasil também foi outra que teve acentuada queda (11%).
São muito rígidos, e segregam as mulheres em seus cultos. 

Cresceram a Assembléia de Deus e a chamada  Igreja Evangélica Batista (21%). Sua prolixidade contribuiu para isto. 

Interessante também é o crescimento dos espíritas kardecistas (20%). E o espiritismo vai na contramão do movimento evangélico.

Pode-se supor que igrejas de menor porte tem crescimento mais fácil, que as grandes.

Uma das características do evangélicos é a chamada subdivisão crescente.

O mundo evangélico vê surgir a todo instante novas igrejas, que acabam roubando fiéis das outras, e assim vão se multiplicando.

Ao final, o fiel fica desorientado e desiste de seguir uma das igrejas. Fica a pergunta: Qual? 

Como as igrejas evangélicas dizem que não são religião, elas não preparam uma catequese de formação e permanência, o que é comum nas igrejas chamadas tradicionais.

Falta-lhes doutrina que responda a todas as questões que se apresentam no mundo. Preferem acusar as igrejas tradicionais de religião, como resposta, e acabam sangrando a perda de fiéis.

Se fosse eu o jornalista desta matéria o nome seria outro: "Evangélicos estão deixando de participar em igrejas".




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,