Pular para o conteúdo principal

Homens e Deuses - A luta entre a fé e o Colonialismo francês



Ainda que o autor do artigo tente desvicular a questão religiosa da política, é preciso quebrar os preconceitos para admitir que ambas as dimensões estão absolutamente juntas e fazem parte do processo de libertação do homem. Que a verdade sempre prevaleça, acima do poder e do ódio fundamentalista. Veja artigo abaixo.

19 de Agosto de 2011 - 0h01
“Homens e Deuses”: Fé e colonização
Cloves Geraldo *
Resquícios da colonização francesa na Argélia, catolicismo e islamismo são os temas deste filme do diretor francês Xavier Beauvois
O diretor francês Xavier Beauvois mexeu num vespeiro, daqueles de provocar grandes polêmicas. Em “Homens e Deuses” trata do sequestro e morte de sete monges cistercienses franceses na Argélia, em 1996. Corria o risco de estigmatizar árabes e islamitas, mas conseguiu equilibrar dramaturgia e narrativa, sem levar o espectador a buscar um culpado. Tarefa das mais difíceis, pois, passados quinze anos, os tribunais argelinos não encerraram o caso. Os motivos e os agentes responsáveis ainda permanecem obscuros.
Beauvois concentra a narrativa no grupo de nove monges e no contato deles com representantes do governo, tropas do exército e guerrilheiros do Grupo Islâmico Armado (GIA). Mas o que predomina é a discussão sobre a fé dos monges para superar os impasses e levar adiante seu trabalho de evangelização dos argelinos. O recurso usado para isto é centrar hesitações e verdades na figura do monge Chistian de Chergé (Lambert Wilson), o prior dos cistercienses, na cidade de Tibherine, norte da Argélia.
“Ele, pessoalmente, estudou muito o Alcorão. De manhã, ele fazia a lectio divina com uma Biblia em árabe. Às vezes, fazia a meditação com o Alcorão. (...) Ele conhecia muito bem o ambiente muçulmano e a espiritualidade sufi (...)”, conta o monge sobrevivente Jean-Pierre Schumacher ao jornalista Jean-Marie Guénois, da revista Le Fígaro Magazine (ver Blog Carmadélio). Estas leituras facilitaram a integração dos monges com a comunidade islâmica argelina.
Há, neste contexto, uma discussão sobre o papel da Igreja Católica nas regiões pobres, que muito se aproxima da Teologia da Libertação. A Igreja não se preocupando só com a salvação da alma, mas tratando também das questões sociais. Os cistercienses faziam isto através da assistência médica à comunidade argelina, sob pena de serem visto apenas como colonizadores franceses. Pois o período colonial francês (1030/1962) continua vivo na Argélia. “(...) Lutamos contra isso e procuramos nos tornar mais sociáveis mutuamente. Por isso, o consultório, administrado pelo frei Luc, foi muito importante. Ele acolhia até 80 pessoas por dia! (...)”, observa Schumacher.
Questão é política,não religiosa
É esta relação com a comunidade que atraiu a atenção do GIA, que atuava na região. A luta para ele incluía o combate ao colonizador francês, responsável pelos problemas enfrentados pelos argelinos. Inclusive pela pressão contra a posse do Governo da Frente Islâmica da Salvação (FIS), vencedora das eleições presidenciais de 1990, que provocou o surgimento de vários grupos islâmicos armados. Então, o GIA começou a manter uma relação conflituosa com os monges, chegando a uma espécie de “aceitação não declarada”. O que levou o exército a suspeitar dos monges cistercienses.
As razões da “aceitação não declarada” entre o GIA e os monges está mais no campo político que no religioso. As desconfianças do líder do GIA derivam do controle que eles tinham da comunidade: evangelização, assistência médica, relações sociais e econômicas. Os monges vendiam sua produção agrícola na feira-livre da cidade, compartilhando, assim, do cotidiano da comunidade. O GIA então passa a usá-los, principalmente quando de sua ação contra o grupo de croatas, e seu líder se vê obrigado a buscar socorro no convento. O poder dos monges, desta forma, fica fragilizado.
Como Beauvois e seu roteirista Etienne Comar preferem centrar a narrativa na questão da fé, a política assume papel quase secundário, embora dite seus rumos até o impasse final. Este chega, quando o exército aumenta suas suspeitas sobre os monges e crescem as desconfianças do GIA sobre seu poder sobre a comunidade. Os monges têm a opção de evadir-se, buscar outros conventos, mas preferem, devido à missão religiosa, ficar em Tibhirine. Percebe-se neste momento que a discussão, ainda que religiosa, assume caráter puramente político. O que está em discussão não é mais a evangelização, mas o poder que os cistercienses tinham na região.
O próprio monge Schumacher sintetiza: “Em um dos comunicados na rádio Medi 1, o GIA deu uma razão para a sua execução. ´As pessoas se convertiam em contato com eles, porque eles tinham relações e saiam do mosteiro, coisa que os monges não deveriam fazer. Eles merecem a morte. Temos o direito de executá-los(...)”. É ingenuidade restringir a discussão à fé; esta embute a questão do poder, ainda que Christian de Chergé não satanize o Islã. Pois o embate não é entre cristãos e muçulmanos, como quer a direita européia e estadunidense. Nenhum país islâmico ameaça a hegemonia dos EUA e da União Européia. É o sistema capitalista que está em crise profunda.
Pode-se questionar a execução dos sete monges, a destruição do convento, mas a questão é simplesmente política. “É uma herança da colonização francesa”, sentencia uma autoridade argelina. Como se vê, Beauvois enfiou a mão no vespeiro e se o escondeu sob o manto da fé, deixou a questão política visível. Não é fácil curar feridas, principalmente quando continuam abertas.
“Homens e Deuses” (“Des Hommes et des Dieux”). Drama. França. 2010. 122 minutos. Roteiro: Etienne Comar. Diálogos: Xavier Beauvois. Direção: Xavier Beauvois. Fotografia: Caroline Champetelier. Elenco: Lambert Wilson, Michael Lonsdale, Jacques Herlin.
(*) Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,