Pular para o conteúdo principal

A Religiosidade e o processo de alienação social e político.

Não é necessário muito estudo teológico para saber que a liberdade vivida pelo homem, onde os acontecimentos bons e maus se mesclam, é uma das condições principais da criação. 

Se fosse para o homem nascer programado para realizar todas as ações de sua vida de uma forma pré-definida, de que valeria a criação? Para absolutamente nada.

Deus, quando aparece para Moisés na Sarça ardente diz: "Eu vi, eu vi a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi seu grito por causa dos seus opressores; pois eu conheço as suas angústias. Por isso desci  a fim de libertá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir desta terra para uma terra boa e vasta, terra que mana leite e mel".

Ainda que a palavra de Deus na Bíblia mostre um sem número de situações onde claramente se põe ao lado do homem em sua luta por libertar-se das garras da escravidão e da opressão, vemos várias seitas religiosas retirarem esta característica divina de suas pregações, substituindo por novas formas de dominação.

É o que Marx viria a chamar de ópio do povo, a religião.

Uma forma de fazer as pessoas se acostumarem com suas dificuldades como se fossem naturais, ou como provações enviadas por Deus para nos testar.

Como se consegue desvirtuar o significado das palavras de Deus, a ponto de fazer os fiéis acostumarem-se à submissão e à ordem dos opressores, sem sequer reclamar?

É simples, basta ir substituindo a leitura da Bíblia, pelas pregações dos seus pastores, até se descartar totalmente a palavra lida e meditada. 

Já há alguns anos venho observando as características de um tipo de  fieis de uma igreja que se acha Universal, que passo a compartilhar, para que se entenda melhor este fenômeno de manipulação midiática.

Primeiramente, é preciso isolar o fiel recém convertido da influência e sua antiga crença e de outras crenças que possam atraí-lo.

Por isto, no processo da "conversão"  universal, a raíz dos problemas está no demônio, que entrou na vida do cidadão, por intermédio de outras pessoas, que fizeram algum tipo de "trabalho" para destruí-lo.

É fácil se concluir, que este fiel novo verá nas pessoas ao seu redor, potenciais inimigos dispostos a lhe jogarem alguma mandinga, para conquistar sua riqueza ou por inveja, ou para retirar o marido ou a esposa do casal. Maldades não faltam para se atemorizar.

Assim,  a "conversão" se dará através de um progressivo isolamento, onde a "melhor" saída será envolver-se na igreja e seguir unicamente as suas ordens.

De libertado, o fiel passa a ser fechado, de livre, dependente.

Para isto, é preciso que a igreja encontre formas de intervir em todas as dimensões do dia a dia do fiel, ocupando-lhe o seu tempo integralmente para que não consiga mais dicernir quem é, e o que faz, mas de quem é, e o que pode fazer. Nolar, notrabalho, nas relações com os outros, na vida do casal...

Inverte-se o papel do Deus de Moisés, e cria-se o deus da dependência universal.

Esta seita, para abranger todas as dimensões da vida de seus fieis, é obrigada a inventar formas de "libertação", que vão aprisionando cada vez mais.

Sem se dar conta, o fiel entrega tudo o que é, e o que tem, como se esta fosse a vontade de Deus para si.

É um tal de pastor por roupa branca, como o candomblé,  nas sextas-feiras; de fazer correntes de libertação, como os católicos; até o átrio do templo de Jerusalém é montado para dar a impressão que a Arca da aliança está lá dentro.

Agora trouxeram um grito de raiva de indignação, numa gritaria patológica e paranóica.

Assim vão criando, e mantendo o seu rebanho bem domesticado e manipulado.

Conversando com fieis  desta denominação, cada vez mais percebo que possuem pouco conhecimento da palavra de Deus.

Existe sim, um falso orgulho evangélico, que não se sustenta quando a conversa começa, pois poucos conhecem da palavra de Deus.

Repito, o que conhecem vem preferencialmente das explicações de seus pastores.

Dominando os meios de comunicação impõem uma conversão pelo medo do diabo, e não uma conversão por amor a Deus.

Bem sabemos que o medo do diabo não é caminho de conversão nenhuma, mas de isolamento e exclusão social.

Agora inventaram o supra sumo das invencionices: um "jejum" de informação não religiosa por 21 dias.

Durante este período o fiel não poderá consumir qualquer tipo de informação não religiosa.

Dizem que a intenção é promover uma "faxina espiritual".

Lógico que poderão assistir unicamente o novo canal que colocaram na internet, on line durante 24 horas. Obviamente, não direi o canal.

Depois as pessoas se surpreendem por surgirem andrógenos no mundo, fanatizados e pensando que estão no ano 30 da nossa era, fazendo besteiras aqui e ali.

E vão também escolher mal os seus políticos porque o processo é o do cabresto.

Não precisam discutir o papel dos seus candidatos, mas que são candidatos escolhidos pela igreja, e isto basta. Santa ingenuidade.

Foi tirado o que é mais precioso na pessoa humana, a sua liberdade de escolha.

Até no Paraíso Deus permitiu comer de tudo, de todos os frutos do jardim, embora alertando quanto a árvore que ficava no centro.

Mas aqui não, aqui é garrote e grilhão, disfarçados de palavras mansas.

É preciso esconder os fiéis para que não se percam as fontes  "de águas pura$".

Fico indignado e revoltado por ver o meu país deixar este frenesi abestado correr livremente, esta, a única liberdade que deveria ser proíbida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,