Pular para o conteúdo principal

Marrocos aprova nova Constituição com maioria esmagadora

Marrocos: sim esmagador à nova Constituição



Acompanhando a onda revolucionária dos jovens do Oriente Médio, é interessante se informar sobre o que está acontecendo aqui e acolá. No caso presente a situação do Marrocos. Leia a matéria que retirei do Zenit

O texto prevê liberdades, mas é criticado como insuficiente


Por Paul De Maeyer


ROMA, quinta-feira, 7 de julho de 2011 (ZENIT.org) – O rei de Marrocos, Mohamed VI, parece ter vencido a sua aposta: o sim varreu o não no referendo sobre o projeto de uma nova Constituição [1], em votação acontecida na sexta-feira, 1º de julho. Segundo o ministro do Interior, Taieb Cherqaoui, com 94% dos votos contados já havia mais de 98,4% de aprovação à reforma constitucional promovida pelo atual monarca.


O comparecimento às urnas foi alto: de 13.106.948 de eleitores inscritos, 9.228.020 exerceram o direito de votar, uma taxa de participação de 72,65%. Nas últimas legislativas (7 de setembro de 2007), só 36% do eleitorado tinha votado.


A consulta popular foi a vigésima sétima do Marrocos pós-independência. Segundo Le Matin (30 de junho), em todo o território nacional foram instalados 40.000 colégios eleitorais, dos quais 3.400 na “wilaya” ou província da Grande Casablanca, maior cidade do país, e 900 na capital, Rabat. Outros 520 acolheram o voto dos MRE (marroquinos residentes no exterior), em consulados e embaixadas do reino espalhadas pelo mundo.


O referendo tinha crucial importância para Mohamed VI. Após os protestos de praça do levantamento de 20 de fevereiro, fruto da onda revolucionária que percorreu o mundo árabe, o rei anunciou, em 9 de março, a criação de uma “comissão 'ad hoc' para a revisão da Constituição”, presidida por Abdeltif Mennouni, professor de Direito Constitucional na Universidade Mohamed V de Rabat [2].


Mohamed VI apresentou, em 17 de junho, o projeto de uma nova Constituição elaborada pela comissão Mennouni e anunciou a convocação de uma consulta popular sobre a primeira Constituição da história do país “feita pelos marroquinos para todos os marroquinos” [3].


A sexta Carta Magna de Marrocos substitui a atual Constituição de 1996. O primeiro ministro Abbas El Fassi, em entrevista ao jornal Aujourd'hui Le Maroc (21 de junho), definiu-a como uma "mudança histórica".


Declarando-se “muito satisfeito”, o primeiro-ministro destacou que a reforma responde às “reivindicações dos partidos políticos, dos sindicatos e da sociedade civil”. O editorial de 23 de junho do mesmo periódico diz: “Esta Constituição fará do nosso país, permanecendo no perímetro da primavera árabe, a primeira democracia do mundo árabe”.


A reforma constitucional lançada por Mohamed VI apresenta, de fato, várias novidades. A língua berbere, falada por uma importante parcela da população, se torna língua oficial junto com o árabe, “patrimônio comum a todos os marroquinos sem exceção” (art. 5). O texto também fala da igualdade de homens e mulheres e prevê a criação de “uma autoridade para a paridade e a luta contra todas as formas de discriminação” (art.19).


Outra novidade do texto é o “direito à vida, o primeiro direito de todo ser humano”. “A lei protege este direito”, diz o art.20. Respondendo à pergunta de Le Figaro (30 de junho), o presidente da comissão ad hoc, Abdeltif Mennouni, especificou que o texto pretende dar fim à pena de morte em Marrocos, onde a última execução aconteceu em 1993. “Ao escrevermos o artigo, pensamos na total abolição da pena de morte”, disse o constitucionalista. “Depois do referendo, passamos a bola para o Parlamento”.


Sobre o plano político, a nova Carta Magna de Rabat aumenta os poderes do primeiro-ministro, que se torna “chefe de governo” e deverá ser nomeado pelo rei “no partido mais votado nas eleições dos membros da Câmara dos Representantes” (art.47).


Para os analistas, o rei continua com amplos poderes e ainda dominará o panorama institucional. Embora sua pessoa não seja mais tida como sagrada, ele permanece “inviolável” (art.46). O soberano conserva os títulos de Comandante dos Fiéis, presidente do Conselho Supremo dos Ulemás (art.41), Chefe do Estado e Garante da Independência e da Integridade Territorial do Reino (art.42), além do papel de guia religioso e político. O rei preside não só o Conselho de Ministros (art.48) e nomeia vários cargos públicos (art.49), mas também controla o novo Conselho Superior de Segurança (art.54) e o Conselho Superior do Poder Judiciário (art.56).


A nova Constituição, por isso, é considerada por muitos uma manobra para “evitar a revolução” (ABC, 29 de junho). “O que Mohamed desbloqueia por um lado, bloqueia pelo outro”, afirma Marie-Christine Corbier no periódico financeiro francês Les Echos (29 de junho). Para o pediatra e ativista pró-direitos humanos Nordin Dahhan, a reforma constitucional é uma “farsa” (De Volkskrant, 1º de julho). O conhecido blogueiro marroquino Larbi rejeita o texto: “Estávamos sob um regime de monarquia com amplos poderes, em que o rei era o chefe do executivo, e permanecemos sob o mesmo regime, mas com retoques na fachada”, explica ele num artigo intitulado “Pourquoi je rejette la Constitution Mohamed VI” [Por que eu rejeito a Constituição de Mohamed VI] (18 de junho).


Contrário à nova Constituição é também o movimento islamista Justiça e Caridade (não confundir com o partido islamista da Justiça e do Desenvolvimento - PJD -, que apoia a reforma). “Os espanhóis ou os franceses viveram sob uma Constituição como a apresentada por Mohamed VI aos marroquinos?”, pergunta o porta-voz Fatallah Arsalan (ABC).


A nova Carta Magna decepciona, sem dúvida, no que se refere à liberdade de religião, ausente no texto. O Preâmbulo confirma a “preeminência decidida à religião muçulmana”, que permanece (como diz o art. 3) como “a religião do Estado, que garante a todos o livre exercício dos cultos”, uma frase que já figurava na Constituição de 1996. Como recorda Ali Amar no Slate Afrique (29 de junho), o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (PJD), que diz proclamar um islamismo moderado, ameaçou retirar seu apoio ao projeto de reforma se a liberdade de religião fosse escrita na Lei Fundamental.


Ainda que o reino se comprometa no Preâmbulo a “proibir e combater toda discriminação contra qualquer um”, entre as quais está a discriminação baseada nas crenças, converter-se a outra religião ainda é tabu. Um exemplo é Jamaa Ait Bakrim, que está cumprindo, no maior presídio do Morrocos – a prisão central de Kenitra – uma condenação de 15 anos por “proselitismo” e destruição de “propriedade alheia”: o homem tinha tirado duas velhas luminárias que não funcionavam diante do seu comércio, as quais as autoridades tinham se negado a retirar (Compass Direct News, 17 de septiembre de 2010).


Voltando a Mohaned VI, a grande pergunta agora é se sua reforma bastará para silenciar as vozes dos que pedem uma verdadeira democratização e o fim do sistema feudal ou “makhzem”, no Marrocos. A proposta social implica também um custo econômico. Segundo o ministro dos Assuntos Econômicos e gerais, Nizar Baraka, no primeiro trimestre de 2011 o número de greves aumentou 77,78% em relação ao mesmo período de 2010 (Aujourd'hui Le Maroc, 30 de junho).


--- --- ---


[1] Texto pode ser baixado em: http://www.maroc.ma/NR/rdonlyres/EE8E1B01-9C86-449B-A9C2-A98CC88D7238/8650/bo5952F.pdf

[2] http://www.bladi.net/discours-du-roi-mohamed-vi-9-mars-2011.html

[3] http://www.bladi.net/discours-mohammed-6-17-juin-2011.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,