É possível fazer uma categorização do povo de rua?

Pode parecer uma certa insensibilidade pensar-se em categorização do povo de rua, mas a intenção neste caso é trazer algum subsídio para uma compreenção mais abrangente desta grande população que vive morando nas ruas de São Paulo.

Um primeiro plano que posso dizer é da existência de dois grupos gerais de moradores de rua:
1- Os integrados - São os moradores que têm um esquema de vida definido na rua, com atividades de subsistência, revelando certa estabilidade nas condições que tem à sua disposição. Fixam-se em alguns lugares, e mantém boas relações de vizinhança com os demais moradores. Sentem-se relativamente bem na vida da rua, não expressando anseio por deixar esta situação. Não têm maiores dependências das chamadas drogas legais e ilegais.

2- Os desajustados - São moradores, sem lugar fixo, nem esquema de vida claramente definido. São dependentes de drogas, e/ou possuem algum problema patológico, o legal, que os deixa na condição de degradação crescente nas ruas. Não tem atividades de subsistência regular, e adotam quando precisam, do expediente de pedir esmolas, seja para a alimentação, seja para manter o vício.

Entre estas duas categorias existe um continuum de gradações que devem ser observadas, para se identificar em qual destas categorias se encontra a pessoa.

3 - Os insatisfeitos - São uma categoria que se esforça por sair desta condição e mantém a esperança de vencer as dificuldades atuais. Estes passam pouco tempo nas ruas, e são encontrados e buscam rapidamente alternativas de atividades ou de benefícios que os faça superar as dificuldades em que se encontra.

4 - Os abandonados - São os idosos, os portadores das mais diversas enfermidades, ou deficiências físicas. Estes estão à míngua, e recebem pouco apoio. Não possuem disposição nem para ajuda de entidades sociais.

Em linhas gerais, identifico estes 4 tipos de moradores. A cada um penso que deve haver uma estratégia de ação governamental, pois são categorias bastante diferentes entre si, embora convivam e se minturem dando a impressão de ser uma categoria só.

Um dia destes farei um categorização dos administradores públicos, os prefeitos e governadores, que fecham os olhos ao povo de rua.

Será uma categorização que nos deixará muito mais preocupados do que com o povo de rua

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".