Pular para o conteúdo principal

Arquivos Secretos Vaticanos serão expostos no Capitólio

Retirei di Zenit. É interessante ver quais documentos serão expostos. Enquanto aqui se discutem os documentos eternos, nem no Vaticano eles ficam eternos
ROMA, terça-feira, 5 de julho de 2011 (ZENIT.org) – Os Arquivos Secretos do Vaticano serão objeto de uma exposição nos museus do Capitólio em fevereiro de 2012: “Lux in Arcana, luz sobre os segredos”. Para o pontificado de Pio XII, será preciso esperar ainda 3 ou 4 anos de trabalho antes de sua abertura aos investigadores, mas está prevista a exposição de documentos impactantes sobre o massacre dos armênios.


A exposição foi apresentada nesta manhã, no Vaticano, pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, pelo arquivista bibliotecário da Santa Romana Igreja, cardeal Raffaele Farina, por Dom Sergio Pagano, prefeito dos Arquivos Vaticanos, pelo prefeito de Roma, Giovanni Alemanno, por Dino Gasperini, assessor da prefeitura para as políticas culturais, e Umberto Broccoli, encarregado para os bens culturais de Roma.


Serão expostos cerca de 100 documentos dos Arquivos Secretos Vaticanos, do século VIII ao XX. Entre outros, estarão: a carta dos membros do Parlamento Inglês a Clemente VII a propósito do casamento de Henrique VII (1530), as Atas do processo contra Galileu (século XVII), a Bula de deposição de Frederico II Barba-Ruiva, e documentos do começo da 2ª Guerra Mundial.


Durante a apresentação, o cardeal Bertone quis destacar a importância de que esta exposição seja organizada fora do Vaticano, no Capitólio, no coração de Roma.


Por sua vez, o cardeal Farina explicou que os documentos pontifícios e outros antigos documentos da vida da Igreja sairão pela primeira vez do Vaticano, por ocasião desta exposição.


Dom Pagano observou também que a exposição pretende iluminar “uma venerável instituição e sua atividade” e daí surgiu o título “Lux in Arcana”.


“A exposição – afirmou – oferece pela primeira vez, a um público mais amplo, a oportunidade de submergir-se na realidade do Arquivo Vaticano: a tecnologia moderna permitirá ao visitante adentrar-se no Arquivo e conhecer a atividade que realiza há séculos, ao serviço da Santa Sé e do mundo da cultura, conservando e transmitindo um patrimônio de conhecimento invejável.”


Dom Pagano fez também dois anúncios: por um lado, que será necessário pelo menos um período de 4 anos para poder publicar documentos sobre o pontificado de Pio XII e a forma como o Papa Pacelli reagiu frente ao horror da Shoah.


Anunciou também a publicação de uma recopilação de documentos e testemunhos sobre o massacre dos armênios no final da 1ª Guerra Mundial na Turquia e sobre as atrocidades cometidas contra mulheres grávidas.


O prefeito de Roma destacou, no final, que se trata “de um ato de valentia por parte da Santa Sé, que quis organizar uma exposição deste nível e, ao mesmo tempo, levar estes valiosos documentos para fora do Vaticano. Lux Arcana é uma oportunidade para poder contar aos romanos e aos peregrinos a aventura extraordinária do ser humano”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,