Quem precisa de educação religiosa?


                                        Caim matando seu irmão Abel
A depender da reunião ocorrida no Rio de Janeiro entre várias religiões, desde budistas, islâmicos, católicos, protestantes, evangélicos, candombleístas, e até bruxos e ciganos, nada irá acontecer.

Esta "reunião" mostrou que falta uma matéria antes: Diálogo Interreligioso, e Diálogo Ecumênico. Penso mesmo que esta deve ser uma das matérias do curso, porque devemos enterrarde vez as épocas de guerras religiosas.

O representante do islão disse que o Estado é laico, mas a sociedade não é laica, afirmação importante que poderia encaminhar a discussão para a frente, mas o representante da Universal foi contra.

A impressão que se tem é que algumas seitas têm medo de perder o seu espaço, e pensam que deixar as coisas como estão é melhor.

Acredito que o melhor será fazer da cadeira de educação religiosa uma reflexão  sobre o significado da vida, mostrando os limites das ciências, da filosofia, e das religiões.

Também é importante mostrar os diversos segmentos de pensamentos religiosos, e ao final, pode ser feita uma escolha, de acordo com a formação familiar que o aluno e os pais desejam.

Os ateus igualmente devem ter sua identidade respeitada, e poderem fazer a escolha de acordo com suas convicções, devendo-se também existir matéria a respeito.

Concordam?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".