Pular para o conteúdo principal

Minhas corridas pelo centro de São Paulo

Costumo fazer uns 10 km a cada dois dias, em corrida leve, pelo centro de nossa querida São Paulo.
Saio da Barra Funda, próximo a Pça Mal Deodoro e sigo até a Av. Rio Branco. De lá vou até o Anhangabaú, por onde passo e subo até a rua 15 de novembro, indo até a Sé.

Da Sé, volto pela Camara Municipal, Teatro Municipal, Pça da República, Lgo do Arouche, São João, e novamente Barra Funda.

Bem, tenho que dizer que a cidade está suja. Lixo largado pelas ruas, poucos varredores trabalhando.

A quantidade de povo de rua que é obrigada a levantar-se das calçadas é imensa e perambula ou permanece sentada nas praças do centrão.

Ninguém oferece alguma alternativa a estes abandonados. Ficam lá esperando o dia passar, sem fazer nada, para depois dormir, e seguir a mesma rotina bizonha, kafkiana.

Hoje no jornal saiu uma matéria onde o prefeito Kassab quer encontrar um artifício jurídico que o permita fechar a cracolândia.

Penso com meus botões se ele quer resolver o problema do vício, ou esconder os viciados por debaixo do tapete.

Creio que a segunda alternativa é mais possível, pois resolver o problema do vício significa grandes investimentos com retornos incertos, pois são pessoas com tal grau de destruição mental, que dificilmente se recuperarão para alguma atividade, e se isto ocorrer será com uma minoria.

Seja como for, é nestas circunstâncias que vemos se esta é uma pessoa que pensa no próximo mais do que nela mesma ou aos seus apadrinhados.

Sou por investir no incerto, não esperando retorno, mas com vontade de ajudar alguém a sair desta prisão das drogas.

A Pça Princesa Isabel está repleta de abandonados dormindo nos seus jardins. Pela manhã chega a polícia e faz saírem. Quando a polícia não vem, então continuam dormindo por lá mesmo, e impedem a presença de mulheres com crianças na praça durante a primeira parte das manhãs.

Ontem à noite, voltando da faculdade, encontrei a guarda do Metrô tentando acordar um mendigo que dormia na entrada da estação Mal Deodoro, com suas calças arreadas até os pés, nú, como Deus criou. e estava frio.

Mas o irmão deveria estar mais do que chapado, ou bêbado, e não respondia, pois não sentia nada. Estava, isto sim, completamente desacordado.

Entre essas e outras vemos como Sampa está.

Cidade fria, e desumana.

Com muita gente cheia de intenções, mas como diz o ditado, de boas intenções.....

Comentários

Caro João: Corri muito, na juventude, pelo Centro. Brinquei três São Silvestre, no tempo em que a prova ocorria à noite. Sua crônica é, para mim, uma viagem no tempo, pois o que vê em suas atuais corridas, é o que eu via: gente caída pelas calçadas, sujeira, violência no trânsito... Dói saber que São Paulo tem tudo pra ser melhor, e não é.
Muito interessante interagir com o povo, naturalmente, em meio a sujeira,miséria. Creio que é mais realista que estar em um bairro classe A, que reúne as condições de limpeza e higiene. Busco a simplicidade com naturalidade, sem querer me mostrar. Obrigado.JP

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,