Pular para o conteúdo principal

Estive com o povo de rua esta sexta à noite

Encontrei-me com uns irmãos da Aliança da Misericórdia e saímos pelo centro de São Paulo, nesta sexta-feira à noite, visitando o povo de rua.

A quantidade de pessoas que estão ao relento, dormindo preceriamente pelas calçadas, é muito grande. eu que deixei de visitar o povo de rua devido a faculdade à noite, noto que aumentou o número de abandonados à própria sorte.

Encontrei um irmão de rua, o Máurício, cheio de esperança. Disse-me que os médicos lhe falaram que era um esquizofrênico, mas ele mesmo disse que não quer pensar nisto e segue a vida desconsiderando esta notícia.

A última vez que o encontrara foi no ano passado, e ele ao ver-me, hoje, veio ao meu encontro e relembramos praticamente toda a nossa conversa de 6 meses atrás, pelo menos. Foi incrível.

É uma pessoa cheia de Deus. Jamais encontrei na classe média e rica alguém com tanta fé. Foi uma alegria só, trocando palavras cheias de esperanças.

Continuamos à pé do Largo do São Francisco até a Praça da República, pois o grupo, em outra ocasião encontrou muita gente da rua dormindo na República.

Hoje à noite, entretanto, não havia ninguém. Paciência, Deus sabe que vale a nossa intenção. Subimos a São Luiz, e encontramos dormindo na calçada um rapaz que estava bem drogado. Conversamos, mas ele se recusou a orar, creio que por vergonha de rezar sob o efeito da droga. Acontece. Seguimos sempre com respeito total ao que eles querem.

Voltamos para a República e nos despedimos, não sem antes fazermos uma oração final de libertação.

Combinamos de ir em outra ocasião à Cracolândia.

Fico pensando, será que Dilma pensa que iráretirar este povo das ruas?

Gosto de sua ousadia, mas não vejo envolvimento concreto do governo nesta luta. Tem muito cacique que se acha o máximo nesta politica, mas poucos que podem ser efetivos.

Já enviei propostas mas me responderam educadamente mas não farão o que coloquei, de se fazer um ranking das cidades com miséria, e estabelecer uma política integrada de erradicação da miséria.

Infelizmente tenho que dizer que não há vontade política para se efetivar esta política. apesar do desejo de Dilma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,