Pular para o conteúdo principal

Tsunami provoca demissão de 400 funcionários em fábrica da Honda em Sumaré

Com o sindicato de metalúrgicos nas mãos da Intersindical, onde todos são inimigos, menos eles, os governos locais e o governo federal não foram chamados para fazer pressão e impedir a demissão de 400 funcionários.

Dizem que estão fazendo paralizações contra a demissão, sendo que é exatamente isto que a  Honda deseja, já que ela não tem peças par compor os veículos.

Dizer que são combativos deve ser acompanhado de inteligência e astúcia política para congregar forças. Mas quem vem há tempos despresando a participação em governos, de repente fica só, e prejudica os trabalhadores.

Não foi o que aconteceu em São José dos Campos onde a Conlutas dirige o Sindicato de lá e a Embraer deitou e rolou demitindo todos que queria.

Volto a dizer: trovejar e não resolver é a mesma coisa que nada.

Veja a matéria da Folha sobre o tsunami em Sumaré 


Honda anuncia demissão de 400 funcionários em fábrica de SP


A Honda anunciou hoje a demissão de 400 funcionários de sua montadora instalada em Sumaré (118 km de São Paulo).

O corte representa 12% de todo o efetivo da unidade, que reduzirá sua produção pela metade --de 600 para 300 carros por dia-- a partir de junho.

Na semana passada, a empresa já havia informado que seria forçada a reduzir a produção em razão da falta de peças. Conforme a companhia,os desastres naturais ocorridos no Japão, em março, dificultam o fornecimento de componentes eletrônicos, por exemplo.


Com a redução das atividades, a fábrica funcionará em apenas dois turnos. Atualmente, são três, que empregavam, até hoje, 3.400 trabalhadores.

A Honda informou, por meio de nota, que a decisão de demitir veio após o esgotamento de "todas as alternativas para viabilizar a fábrica".


Conforme a empresa, desde de 1992 não haviam cortes em razão de uma queda na produção no Brasil.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, Jair dos Santos, informou que, até a tarde desta quarta, cerca de 280 trabalhadores já haviam recebido a notícia da demissão por telegrama.

O sindicato informou que os trabalhadores que seguem na unidade vão manter a paralisação das atividades, que já ocorre desde a última sexta-feira e é renovada a cada turno.

"Independente de quantidade, vamos continuar insistindo que os trabalhadores não podem perder seus empregos. Ainda há alternativas, mas a Honda está se aproveitando de um desastre natural para fazer reestruturação", afirmou.

Segundo Santos, o sindicato pretende recorrer ao Tribunal Regional do Trabalho para discutir a decisão.

A proposta do sindicato é reduzir a jornada de cada trabalhador de 8 horas para 5,5 horas, além de férias por 30 dias em grupos de 400 trabalhadores. Com as demissões, segundo Santos, até 3.000 pessoas podem ser afetadas, considerando toda a cadeia produtiva.

"Fornecedores da região já estão anunciando férias coletivas também", afirmou.

O lançamento de um modelo novo de carro previsto para este ano deve ser adiado para 2012. Por isso, para o sindicato, as alterações seriam suficientes para manter a fábrica até dezembro.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,