Pular para o conteúdo principal

Que exemplo os EUA passam ao mundo com o assassinato de Bin Laden?

Antes de mais nada, desculpem o termo assassinato, para o arqui-inimigo Bin Laden, mas sou obrigado a dizer que os EUA fizeram exatamente igual ao que receberam, não importa a quantidade de pessoas. O gesto é o mesmo

À partir de agora, com o exemplo dos grandes representantes do país, é lícito invadir a casa daqueles que nos atacam, e matar aqueles que matam inocentes, ou criminosos.

Não importa onde estejam, nem com quem estejam, mulheres e crianças.

Importar matar quem matou.

Se possível com um tiro na cabeça, para garantir a morte.

O EUA com este assassinato dá um recado ao mundo, de que a era Bush continua, com seus crimes, intervenções, desprezando quem esteja na frente.

O ser humano assim, vai perdendo a oportunidade de ser bom, de dar uma guinada no sentido da paz, tão desconsiderada.

Cresce o instinto, as leis mais antigas, do olho pelo olho, o dente pelo dente, e decresce a espiritualidade, o bem, a alegria, a esperança.

Mergulha-se num mundo de incertezas, de revanchismos, e ódio, incitando a todos na prática da desconfiança, da violência.

Estou saindo de uma enfermidade, meu corpo agora permite-me sentar em uma mesa para escrever.

Tive uma rara experiência da fragilidade da vida humana, envolta em tantos mistérios, onde nem mesmo eu me conheço direito, quanto mais ao meu próximo.

Mas a enfermidade nos aumenta a humanidade, isto aprendi visitando os enfermos nos hospitais, com minha pastoral da saúde.

Pessoas duras e secas, uma vez caídas sobre o leito de uma cama, a depender de enfermeiras para tudo, inclusive suas necessidades fisiológicas, acabam percebendo aspectos novos da vida, antes não observados. Emerge sempre uma nova humanidade.

Mas não, governantes como Barak Obama, em quem o povo norteamericano depositou suas esperanças, apesar de ser um afrodescendente, saber portanto, o que é discriminação, esfriar-se com o mundo a ponto de fazer uma pedagogia do crime legal, se é que existe este termo.

O ódio guardado nos americanos foi percebido agora, com o volume das comemorações. Grande ódio, saciado na madrugada, misturado a um sentimento nacionalista, de quem está acostumado a dominar.

Prefiro a nossa Dilminha quietinha, que chora a tragédia do Realengo.

Mas aqui não houve enterro decente para o assassino, que foi colocado em vala comum.

Seu último desejo foi atendido por Bin Laden, pois dizem que seu corpo foi envolvido num lençol branco.

É preciso estar bem mais acima destas paixões para se entender a correta medida de nossos destemperos.

Dever-se-ia dar um enterro decente ao rapaz doente mental, que matou tantos jovens.

Até Bin Laden, segundo diz a Marinha americana, teve enterro respeitando o ritual islâmico.

Humanidade é o que precisamos rapidamente desenvolver.

Uma raça provida de inteligência precisa sair das trevas e florescer para a sua verdadeira missão, que é o amor fraterno, a compreensão, o perdão, a superação, o diálogo, a solidariedade, virtudes é que não faltam.

Obama me decepciona com sua petulância empertigada, esquecido de que é pó e a qualquer momento a sua vida pode ser reivindicada.

Esquece-se de si mesmo, de seu passado, e assume o clamor do ódio, e dá continuidade a um mundo de guerras.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,