Pular para o conteúdo principal

Itaquerão com dinheiro do contribuínte?

Os contribuíntes brasileiros são torcedores de todos os times de futebol, portanto não fica bem dar dinheiro do BNDS ou isenções fiscais, como foi o caso da Prefeitura para se ver erguido o estádio de um time de futebol.

O time, no caso o Corinthians, foi indicado pelo presidente da CBF para ser o que deveria receber a partida inaugural do Campeonato mundial de Futebol da FIFA.

Ocorre que o Corinthians têm a Fazendinha, que não é utilizada nem para campeonato paulista, e precisa de outro estádio.

O Ex-prefeito Jânio Quadros havia doado o terreno do Itaquerão, com a condição de que fossem feitas obras no local até o início.

Como as obras não foram realizadas, este fato gerou, ao longo do tempo impostos com a prefeitura de São Paulo.

Em acordo com a Prefeitura, transformaram a dívida em contrapartida da parte do Corinthians, tendo o Ministério Público participado. São 12 milhões em atividades ou obras nesta compensação.

O estádio inicialmente orçado em mais de R$600.000.000,00, já ultrapassa a casa de um bilhão de reais.

Vejam materia obtida na Folha

Corinthians pede ajuda por estádio, mas SP recusa



O Corinthians e a Odebrecht, empreiteira contratada para construir o Itaquerão, pediram ajuda ao governo de São Paulo para concluir a conta da obra da arena. E ouviram um "não" como resposta.

A reportagem assinada por Martín Fernandez e Bernardo Itri, publicada nesta quarta-feira pela Folha, mostra que além do impasse sobre financiamento, divergências políticas também travam a definição sobre o futuro estádio do Corinthians. A íntegra do texto está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

O argumento do governo é de que o Estado não vai investir num estádio que, quando pronto, terá uso privado, e que seu papel é investir em obras no entorno. Também sugeriu ao clube que procure o governo federal. Afinal, foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entendem integrantes do governo, quem deu o empurrão inicial para que o estádio em Itaquera fosse construído.

Porém a disputa não se resume ao conflito entre governo paulista e União. O Palácio dos Bandeirantes reclama de "fogo amigo" por parte da prefeitura.

Brasília já é apontada como favorita para substituir São Paulo como a sede da abertura da Copa-2014.

A Copa das Confederações de 2013, evento-teste da Fifa para a Copa do Mundo de 2014, será aberta em Brasília.

São Paulo também era a primeira opção da Fifa para abrir essa competição, mas ficou de fora do programa do campeonato por causa do atraso para erguer seu estádio.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,