Pular para o conteúdo principal

Pastor que queimou Alcorão “deveria ser detido”


O que uns pastores podem provocar em outros lugares distantes. ao se arvorarem a ser os donos do mundo, numa investida satânica contra irmãos de outras crenças, e sem o mínimo de bom senso para estabelecer um diálogo aberto.

Aqui tem a opinião do Arcebispo do Paquistão. É bem interessante sua proposta.

Porque nos EUA queimar um livro é expressão de liberdade democrática?

O nazismo também queimava livros e não era democrático.

Aliás pergunto onde há democracia na queima de um livro?

Até  para condená-lo, será preciso que ele seja conhecido.


Dom Saldanha, arcebispo de Lahore (Paquistão) condena este ato


 terça-feira, 5 de abril de 2011 (ZENIT.org) - O arcebispo de Lahore (Paquistão), Dom Lawrence Saldanha, pediu a prisão do pastor americano cuja decisão de queimar o Alcorão provocou protestos, que levaram à morte de pelo menos 24 pessoas no Afeganistão.


O prelado condenou a profanação do texto sagrado do Islã, perpetrada pelo pastor Wayne Sapp, sob a supervisão do pastor Terry Jones, em 20 de março, no ‘Dove World Outreach Centre' do estado da Flórida.


Desde então, no mundo muçulmano, os protestos se proliferaram.


No Afeganistão, um ataque à base das Nações Unidas na cidade de Mazar-el-Sharif, na sexta-feira, 1º de abril, provocou a morte de 14 pessoas, 7 das quais eram da equipe americana, e no dia seguinte houve pelo menos outras 10 vítimas na cidade meridional de Kandahar.


Também houve protestos no Paquistão, onde a queima do Alcorão foi associada a ataques em três igrejas do país, que tem 2,5 milhões de cristãos.


Falando de Lahore à associação caritativa internacional ‘Ajuda à Igreja que Sofre' (AIS), o arcebispo disse que "o governo dos Estados Unidos deveria prender o pastor".


"Considerando o impacto que suas ações têm sobre o mundo inteiro, deveria ser controlado e entender o mal que ele fez", disse ele.


O prelado, que preside a Conferência Episcopal do Paquistão, pediu ao governo dos EUA que "evite ações desse tipo por parte de extremistas e outros fundamentalistas cristãos".


Dom Saldanha recordou a preocupação dos muçulmanos que protestaram em todo o Paquistão. "Embora não tenha havido reações contra os cristãos, a situação poderia se tornar perigosa", observou.


Em um comunicado divulgado no sábado passado, também o presidente Barack Obama falou da queima do Alcorão e dos mortos no Afeganistão.


"A profanação de qualquer texto sagrado, incluindo o Alcorão, é um ato de intolerância extrema - declarou. De qualquer maneira, atacar e matar pessoas como resposta a isso é absurdo e uma afronta à dignidade humana."


Nos últimos meses, as igrejas no Paquistão estabeleceram novas medidas de segurança, como guardas armados, câmeras e sacos de areia. As pessoas que entram para participar dos ofícios têm de se submeter a controles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,