Erradicar a Miséria, resposta do governo à minha sugestão

Deixo para vocês a minha preocupação no acompanhamento da erradicação da miséria em nosso país, colocando idéias ao governo. Leiam abaixo

Brasília, 27 de abril de 2011

Prezado Senhor, JOAO PAULO NAVES FERNANDES,

Recebemos na Ouvidoria-Geral do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), sua mensagem eletrônica.

Primeiramente, gostaríamos de dizer que sua manifestação merece toda nossa atenção. Sendo assim, enfatizamos a preocupação do Governo Federal em atender todas as famílias que necessitam dos programas sociais nas áreas de transferência de renda, segurança alimentar e nutricional e de assistência social.

Em atenção à sua mensagem, agradecemos sua sugestão, ao tempo que informamos que o MDS coordenará Comitê Gestor criado no dia 06/01, para comandar a agenda de combate à miséria. Essa foi a definição da primeira reunião interministerial do Governo Federal, coordenada pela Presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília.

No encontro, a presidenta e os ministros discutiram a estratégia do Comitê Gestor, que inclui Casa Civil, ministérios do Planejamento e da Fazenda, além deste Ministério. A ideia é adotar o modelo de gestão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com definição de ações e metas até 2014, e também com metas anuais, sistema de monitoramento, prestação de contas e a participação de Estados e municípios.

Ao fim da reunião, a ministra Tereza Campello, do MDS, apresentou a pesquisadora da Unicamp, Ana Fonseca, que integrou a equipe de criação do Programa Bolsa Família (PBF) no governo Lula e será a Secretária Executiva desse novo programa. A ministra explicou que a ideia é trabalhar com três frentes importantes para retirar as pessoas da miséria: “Inclusão produtiva, ampliação e qualificação da rede de serviços, manutenção e ampliação do acesso a benefícios e transferência de renda”.

A MinistraTereza Campello aproveitou para detalhar: inclusão produtiva reúne diversas ações, como Pronaf, microcrédito e geração de emprego, entre outros; a rede de serviços inclui educação, saúde, rede Sine de empregos, saneamento básico etc.; e benefícios e transferência de renda incluem aposentadoria, seguro rural, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família, ou seja, aportes de recursos que sustentam o padrão de consumo.

Além da Presidenta Dilma Rousseff, da Ministra Tereza Campello e da Secretária Ana Fonseca, participaram da reunião: os ministros da Casa Civil, Antonio Palocci; do Planejamento, Miriam Belchior; do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; da Fazenda, Guido Mantega; da Saúde, Alexandre Padilha; das Cidades, Mário Negromonte; da Educação, Fernando Haddad; da Intregação Nacional, Fernando Bezerra Coelho; e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; além do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho.

Na ocasião, agradecemos o contato. Se julgar necessário, volte a nos escrever.

Atenciosamente,

OUVIDORIA-GERAL DO MDS

www.mds.gov.br/ouvidoria

ouvidoria@mds.gov.br


De: fomezero@mds.gov.brEnviado em: 10/01/2011 14:50

Para: ouvidoria@mds.gov.br

CC:

Assunto: ENCAMINHAMENTO INTERNO F 013/10JAN/16

Prezados (as) Senhores (as)

Encaminhamos e-mail recepcionado pelo Fale Conosco do Fome Zero. Solicitamos que a resposta dada ao demandante seja enviada a essa coordenação em cópia oculta para que possamos dar baixa em nossos arquivos.

F 013/10jan/16

-----Mensagem original-----

De: jp13@ig.com.br
Enviada em: quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 17:43
Para: Fome Zero
Assunto: São Paulo - São Paulo
CENTRAL FOME ZERO
NOME:João Paulo Naves Fernandes
SEXO:Masculino
E-MAIL:jp13@ig.com.br
MUNICÍPIO:São Paulo

MENSAGEM:Prezada Ministra Tereza Campello. Sou sociólogo e trabalho junto ao povo de rua e pastoral da saúde, no HC de SP. Penso nos seguintes passos: 1) rever classificação de pobreza e miséria no governo anterior,2)Definir metas gerais, para o país e particulares, por municípios, com base na identificação de percentual de pobres e mendigos existentes. Deve-se fazer uma costura das grandes metas com as pequenas, em moldes de planejamento estratégico ou plano de longo prazo. Gostaria de poder acompanhar mais de perto este processo. Creio que posso ajudar. De qualquer forma conte comigo para qualquer circunstância. Obrigado. JP

Observação final de hoje 27/04/2011

Parece que o governo tomou a iniciatia de contratar alguém com formação em pesquisa, Ana Fonceca da UNICAMP. Considero básico este trabalho estar sob pesquisa constante, pois senão ocorrerá o de sempre, palavras levadas ao vento, sem nenhuma sustentação científica.  Mas o tempo está correndo contra, e o governo levou 4 meses para apresentar uma proposta mais plausível. Desejamos também acompanhar on line o desenvolvimento dos resultados. Será isto possível?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".