Campinas tem congestinamento pior que São Paulo

Hoje fui treinar um grupo de gerentes da região de Campinas, e eis que ao chegar na cidade, às 8 hs deparei-me com um congestionamento gigantesco na entrada.

Lembrei-me de São Paulo, com uma diferença, em São Paulo sempre anda um pouco. Em Campinas não; fica um tempão parado.

Concluo que o processo de desenvolvimento do país já atingiu as cidades do interior com suas aflições e neuroses.

Antigamente a poluição acabava antes de se chegar em Jundiaí. Hoje eu tive o desprazer de ver a fuligem avermelhada por todo o trajeto até Caminas.

Não há mais uma poluição circunscrita, localizada. Agora a poluição expandiu-se por toda a região. Sinto ter de dizer isto, mas é real.

E olhem que estive um dia em Caminas no início do ano passado, e me deixa abalado perceber tanta transformação em tão pouco tempo.

Preparem-se, porque daqui para frente o problema vai se acentuando mais, para não dizer agravando.

Onde estás, meu país tão sonhado.
Onde estão tuas matas, teus pássaros.
Onde te escondes, que não te vejo, país de meus sonhos.
Tuas águas cristalinas e frescas, onde sacio minha sede.

Acorda-me deste transe frenético
de todos correndo sem saber para onde
e encontrarem paz no dinheiro.

Vida que se vai, esvai


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".