Pular para o conteúdo principal

O dia em que a Ditadura começou a cair

O dia 28/03/1968 significou o início da queda da ditadura militar brasileira.

O assassinato de um jovem inocente acendeu o coração dos estudantes que estavam reclamando contra o aumento das refeições do Calabouço.

Acenderam velas em sua volta, e após alguns instantes tomando seu corpo sobre os ombros, saem às ruas caminhando em passeata que vai crescendo durante o caminho até chegarem 50.000 na Assembléia Legislativa do Rio, para velar o corpo.

A morte de Edson Luiz foi o estopim para o movimento estudantil se alastrar e iniciar o ano mais revolucionário que o Brasil já conheceu no século XX.

Na ocasião eu era um pequeno estudante recém saído de um colégio de luxo em São Paulo, O Santo Américo, e descubria uma dimensão popular de escolha de vida.

Estudava contabilidade no Alvarez Penteado, no Largo do São Francisco, ao lado da Faculdade de Direito, quando os estudantes desta universidade tomando um caminhão de tijolos, fizeram uma barreira na porta e declararam  a Faculdade de Direito do Largo um território livre.

Naquele mesmo dia convocaram os estudantes para uma grande passeata no centro de São Paulo, da qual participei.

O povo jogava papeis picados dos edifícios enquanto a passeata passava gritando: "Mataram um estudante, podia ser seu filho".

O sangue de Edson Luiz, assim como o sangue de Che Guevara,  de Jesus Cristo, e de inúmeros outros martires da História do Brasil, são o cimento em que se edifica a democracia brasileira atual, razão pela qual deve-se ter zelo redobrado para faze-la avançar, enquanto corrige suas mazelas.

O sangue dos mártires clama permanentemente por justiça, e por um mundo melhor para o seu povo e ao mundo.

Comentários

Anônimo disse…
o sr e comunista?
Meu amigo, sou um brasileiro libertário, com formação católica e de muitos anos de militância no partido comunista, antes da redemocratização. Depois,quando o Brasil alcançou a democracia, voltei à Igreja, onde faço Pastoral da Saúde , visitando os enfermos no Hospital das Clínicas, e o povo de rua nas noites de sextas-feira. Busco justificar minha vida fazendo algo pelas pessoas. Mas acompanho a vida do partido e com os comunistas até hoje, como os quais tenho especial apreço. Sou poeta também. Um defensor do Brasil para os brasileiros, antes de mais nada.

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,