Doutor em Teologia, foi convidado de Dom Helder Câmara para ser seu assessor no Arcebispado de Olinda e Recife.
Participou ativamente de todo o movimento social de 1968 no Brasil.
Acabou provocando a antipatia dos setores de extrema direita, como a TFP, que fez na época um abaixo assinado por sua expulsão do país.
Na época elaborou um documento sobre o movimento social na américa Latina, que vasou para a imprensa, e que junto a outras questões , provocaram a sua expulsão do Brasil em 1971, pelo regime militar.
Voltou em 1980, sendo que sua expulsão foi suspensa "simbolicamente" apenas em 2010.
Passou a viver em Barra , na Bahia, onde faleceu, aos 88 anos, de infarto.
Escreveu "A ideologia da Segurança Nacional", e "A Teologia da Enxada".
Acreditava que se devia trabalhar junto com o povo e propagar a Bíblia durante o trabalho.
Esteve também no Equador com os indígenas, tendo traduzido a Bíblia para o Quíchua.
Era um sacerdote muito considerado nos anos de chumbo, pela sua coragem e destemor.
Participou ativamente de todo o movimento social de 1968 no Brasil.
Acabou provocando a antipatia dos setores de extrema direita, como a TFP, que fez na época um abaixo assinado por sua expulsão do país.
Na época elaborou um documento sobre o movimento social na américa Latina, que vasou para a imprensa, e que junto a outras questões , provocaram a sua expulsão do Brasil em 1971, pelo regime militar.
Voltou em 1980, sendo que sua expulsão foi suspensa "simbolicamente" apenas em 2010.
Passou a viver em Barra , na Bahia, onde faleceu, aos 88 anos, de infarto.
Escreveu "A ideologia da Segurança Nacional", e "A Teologia da Enxada".
Acreditava que se devia trabalhar junto com o povo e propagar a Bíblia durante o trabalho.
Esteve também no Equador com os indígenas, tendo traduzido a Bíblia para o Quíchua.
Era um sacerdote muito considerado nos anos de chumbo, pela sua coragem e destemor.
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