Pular para o conteúdo principal

China: ordenado bispo com aprovação de Roma e Pequim


Saiu no Zenit. Vale a pena ler para entender que esta ordenação é o início de superação das divergências existentes entre  o governo Chinês e a Santa Sé.


JIANGMEN, quinta-feira, 31 de março de 2011  - Cerca de 1.500 fiéis participaram ontem, em Jiangmen, da primeira ordenação episcopal na China desde a ordenação ilícita do Pe. Joseph Guo Jincai como bispo de Chengde, em novembro passado.

O Pe. Paul Liang Jiansen, 46 anos, foi ordenado bispo de Jiangmen com a aprovação do Papa e o reconhecimento do governo, segundo informa a ‘Union of Catholic Asian News'. A ordenação episcopal foi realizada na Catedral do Imaculado Coração de Maria, em Jiangmen, na zona meridional da província de Guangdong.

As relações entre a China e o Vaticano se esfriaram no ano passado, após a ordenação episcopal ilícita de novembro e a participação forçada na VIII Assembleia de Representantes Católicos Chineses, em dezembro (ver ZENIT, 24 de novembro de 2010).

A Assembleia foi convocada para eleger os líderes das duas organizações que dirigem a Igreja Católica Nacional Chinesa, ambas sem a aprovação papal.

Uma delas é a assembléia dos bispos chineses e a outra, a Associação Patriótica, o grupo que aprova todas as práticas religiosas do país.


Os católicos que não acatam as decisões da Associação Patriótica formam a Igreja "subterrânea" ou "clandestina", fiel ao Bispo de Roma.

Mais de 40 bispos e sacerdotes concelebraram a Missa de ordenação de Dom Liang, e a catedral e o átrio estavam lotados, segundo ‘UCANews'. Centenas de fiéis acompanharam a ordenação por meio de telões colocados fora da igreja.

O prelado confessou à agência ‘AsiaNews' que estava "aliviado" e se sentia "apoiado" pelo fato de que a liturgia foi realizada sem nenhum incidente. Todo o clero que participou da cerimônia está em boas relações com a Santa Sé.

"A minha cruz é pesada - reconheceu ele -, mas confio no Senhor para que me proteja e me ajude no ministério episcopal."

O bispo afirmou que suas prioridades incluem a formação espiritual dos sacerdotes e freiras, assim como dos leigos. "Na Páscoa, haverá cinco ou seis novos batismos", acrescentou.

A diocese de Jiangmen estava vacante desde 2007, quando Dom Peter Paul Li Panshi morreu, aos 95 anos.

A diocese tem cerca de 20 mil católicos, especialmente nas cidades de Foshan, Jiangmen e Zhongshan, e em 20 áreas rurais. Seus 7 sacerdotes e cerca de 20 religiosos devem falar três idiomas - cantonês, mandarim e hakka - para realizar seu trabalho pastoral.

A diocese acolhe o Santuário de Shangchuan, que comemora a morte de S. Francisco Xavier, em 1552. Dom Liang revelou que seu escudo tem a imagem deste santo e a de Matteo Ricci.

Liang Jiansan nasceu em 1964 e foi batizado em 1985. Foi ordenado em 1991 e trabalhou na diocese de Jiangmen desde 1995. Ele foi nomeado vigário geral da diocese pelo seu antecessor, Dom Li, e eleito bispo de Jiangmen em novembro de 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,